10 aparelhos indispensáveis para iniciar uma clínica de estética

por Lívia Nogueira em 25/05/2021 ⇠ Veja outros Posts

Após montar o seu negócio, é preciso pensar em toda a logística dos serviços que serão oferecidos e, com isso, decidir quais são os aparelhos indispensáveis para iniciar uma clínica de estética.

Há diversos aparelhos no mercado, cada vez mais modernos e dos mais diversos modelos, mas é preciso pensar em qual é preciso investir no pontapé inicial para o funcionamento da sua clínica.

Se você já conseguiu abrir seu espaço, então o primeiro passo já foi dado. Muitos pensam que montar uma clínica de estética é um empreendimento muito caro, principalmente se anteriormente a pessoa trabalhava para os outros ou acabou de formar num curso profissionalizante de estética. Mas focando nos aparelhos indispensáveis você consegue montar seu espaço sem gastar tanto.

Alguns aparelhos são indispensáveis para iniciar uma clínica de estética e neste post iremos listar alguns deles para que o seu negócio comece com o pé direito! O essencial é realmente focar nos aparelhos que não podem faltar e, aos poucos, com a evolução do seu sucesso, poder adquirir novos modelos ou mais modernos.

No momento da compra, leve em consideração o preço, demanda de uso, frequência de manutenção, o espaço disponível em sua clínica e se o aparelho em questão é indispensável ou não.

Confira nossa lista dos 10 principais aparelhos para que você possa iniciar o funcionamento da sua clínica de estética:

1 - Macas

Mais do que importantes, são essenciais para qualquer procedimento que você for realizar em sua clínica!

Por ser onde o cliente irá permanecer durante todo o tempo do procedimento, é preciso pensar no conforto. Há diversos modelos disponíveis no mercado como, por exemplo, macas com armários embutidos para você otimizar o espaço da sua clínica, ou mesmo as macas simples.

As macas simples têm a vantagem de serem ajustáveis em 3 posições, dependendo do procedimento que você irá realizar. Dê preferência para as macas de madeira e com apoio para o rosto.

Dica! Se você trabalha com eventos e precisa carregar seus equipamentos, pesquise sobre macas dobráveis, por não serem tão pesadas e facilitar o transporte.

2 - Bancos

Opte por bancos confortáveis e, de preferência, com encosto para melhor sustentação da sua coluna. Pense sempre no seu bem estar! Ter regulagem de altura e ser giratório também fazem diferença nos momentos de realização de algum procedimento, para facilitar o acesso aos aparelhos necessários, por exemplo.

3 - Gaveteiros ou carrinhos

Excelentes para profissionais que precisam manter outros equipamentos, produtos ou peças ao seu alcance nos momentos de atendimento.

Há versões disponíveis com e sem rodas, então pense no que será mais útil para o seu uso, facilitando os atendimentos que você irá realizar nos clientes.

No mercado encontram-se versões com prateleira, gavetas, bandejas... Tem para todos os gostos e necessidades!

4 - Objetos de uso diário

Trata-se dos equipamentos necessários para sua proteção e proteção do cliente.

A máscara descartável é um dos itens mais importantes, bem como as luvas, toucas cirúrgicas, toalhas de algodão, pincéis descartáveis, seringas, agulhas, gazes, óculos de proteção no caso da utilização de aparelhos a laser (para o profissional e para o cliente), etc.

Cada paciente precisa de um lençol de papel novo (rolo de papel para forrar), visando a higiene obrigatória a ser cumprida nas clínicas de estética. Importante que debaixo do papel haja um lençol de algodão para mais conforto. Pense também no bem estar visual, optando sempre que puder por tons mais claros que tragam conforto ao ambiente e ao paciente.

Pesquise por todos os insumos necessários para os procedimentos e inclua-os nessa lista.

5 - Máquina para esterilização

A autoclave é o equipamento utilizado na esterilização de ferramentas e acessórios usados nos atendimentos. Alicates e pincéis, por exemplo, precisam sempre ser esterilizados entre um atendimento e outro.

O aparelho é como uma estufa que remove as bactérias e impurezas utilizando o vapor para deixá-los prontos para serem utilizados novamente. Há também no mercado aparelhos com câmaras mais modernas, como a cuba de limpeza ultrassônica, que além de higienizar perfeitamente, o faz num menor espaço de tempo.

Equipamento obrigatório, principalmente para manter em boas condições a saúde do cliente e dos profissionais e evitar infecções ou quaisquer doenças.

Em tempos de pandemia é importante se atentar ao fato de higienizar também os calçados de cada pessoa que entrar na clínica através dos tapetes higienizantes, além do uso constante de álcool em gel.

6 - Aparelho de microcorrentes

Utilizado em tratamentos para diminuir as rugas indesejadas, atenuação das celulites e estrias, bem como controle de oleosidade e combate à acne.

Há diversos modelos, mas investir em modelos mais compactos é o suficiente e à medida que você conseguir seu sucesso profissional pode aprimorá-los de acordo com a demanda e necessidade.

O aparelho estimula a área a ser tratada através de eletros e correntes e também é utilizado para tonificar tecidos e músculos, ativar o metabolismo celular, bem como aumentar a produção de colágeno e melhorar a circulação sanguínea,  então é realmente um aparelho indispensável, por proporcionar tantos procedimentos!

7 - Vaporizador

Necessários em procedimentos em que é preciso o processo de abertura dos poros, o vaporizador prepara a pele para limpeza profunda e até mesmo na aplicação de produtos.

Para não agredir a pele e nem causar nenhuma forma de efeito colateral como, por exemplo, ressecamentos e queimaduras, faz-se essencial o uso de um vaporizador no cliente.

8 - Aparelho ionizador

Esse aparelho auxilia na penetração dos cosméticos utilizados nos procedimentos estéticos. 

Sem utilização de agulhas, na aplicação há um ligeiro aquecimento local que tem como consequência uma maior irrigação sanguínea do cliente, levando assim a um aumento de fluxo sanguíneo na região aplicada. 

Utilizados principalmente em tratamentos contra acnes e rugas, existem também versões maiores que podem ser utilizadas no tratamento de peles que tenham tendência a celulite, quelóide e cicatrizes, por exemplo.

9 - Aparelho para vacuoterapia

Bastante utilizada em tratamentos para rugas, estimulação da produção de colágeno, gordura localizada e celulite, é um aparelho que age de forma rápida e simples.

Há quem o use também como estimulante para promover circulação linfática ou até mesmo na remoção de contraturas musculares para diminuir dores localizadas.

Com o aumento da circulação sanguínea causada por esse aparelho, há também como resultado o excelente benefício da eliminação de toxinas no corpo.

10 - Aparelho para peeling

Utilizado em um dos tratamentos mais procurados como, por exemplo, o peeling de diamante.

Com uma ponteira de diamante, o aparelho faz um excelente tratamento de pele através da esfoliação mecânica, em que quanto maior a ponteira, mais potente será o resultado.

Esse tratamento renova as camadas superficiais da pele e remove cravos, espinhas, rugas e até mesmo manchas. Excelentes para renovar a pele através de um processo indolor que estimula a produção de colágeno.

Cada tratamento demanda uma ponteira diferente, dependendo do que o cliente quer e precisa.

 

Importância de escolher bem os equipamentos

Cada vez mais as pessoas buscam por procedimentos estéticos visando aumentar ainda mais a auto estima e imagem pessoal, buscando sempre estarem mais bonitas e com a aparência mais jovem.

Com isso, o mercado dos aparelhos de clínicas de estética investem bastante em novas tecnologias. Muitos aparelhos mais modernos conseguem obter resultados mais rápidos do que aparelhos até então utilizados. Os aparelhos a laser são ótimos exemplos dessa nova tecnologia, em constante avanço. 

A tecnologia tem avançado cada vez mais rápido e com isso os custos para aquisição de aparelho melhores ficam menores, possibilitando o acesso a cada vez mais profissionais que querem modernizar suas clínicas.

Tanta tecnologia permite procedimentos estéticos minimamente invasivos ou nada invasivos, o que facilita o procedimento para o profissional e traz mais conforto e segurança para os clientes, impulsionando o crescimento do mercado de estética.

A boa escolha dos aparelhos ajuda bastante no sucesso do seu negócio. De nada adianta investir em equipamentos muito caros e específicos se há baixa demanda entre os clientes e o valor do procedimento também acaba saindo muito caro. Dessa forma você pode acabar não conseguindo atrair a quantidade de clientes necessária para o sucesso do seu negócio.

Por outro lado, investir em equipamentos cujos procedimentos são mais baratos para os clientes e possuem alta demanda entre eles, facilita a instalação desses aparelhos em sua clínica, atrai mais clientes e tende a ser sucesso em bem menos tempo! Pense nisso.

 

Esse foi o nosso conteúdo de hoje. E lembre-se que o NeritClin, o sistema de gestão de clínicas de estética mais completo do mercado, pode te ajudar desde o início das atividades da sua empresa. 

Você pode pedir uma demonstração gratuita para um de nossos especialistas e, assim, entender melhor as vantagens da nossa plataforma.

Para não perder nada do que a gente escreve por aqui, assine a newsletter e acompanhe as nossas redes sociais. Até a próxima! :)

 

Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritClin.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar