Como atrair mais clientes para clínicas de estética

por Mariana Silva em 23/Aug/2018 ⇠ Veja outros Posts

Por mais que o mercado de beleza e estética no Brasil esteja sempre em alta por causa da vaidade da população, atrair mais clientes pode se tornar um desafio para quem não quer apenas sobreviver no meio, mas sim estar sempre em expansão e crescimento.

Você sente que as vendas de sua clínica estão estagnadas? Talvez esteja na hora de começar a investir em novas estratégias para atrair mais clientes. Isso pode ser feito de diversas maneiras e depende muito dos recursos que sua empresa dispõem. Mas vamos agora para algumas dicas de como você pode atrair mais clientes para clínicas de estética

Use a internet

Quem quer se destacar no mercado estético precisa estabelecer uma presença ativa e interativa na internet. As mídias sociais, por exemplo, têm grande potencial para atrair clientes, principalmente os mais jovens, considerando que brasileiros gastam, em média, 650 horas por mês nesse tipo de site.

Para o mercado estético, as plataformas mais interessantes são Facebook, Twitter, Youtube e Instagram. Cada uma possui suas particularidades e linguagem específica. Algumas delas ainda permitem o impulsionamento de publicações e a criação de anúncios pagos. Isso é ótimo para conseguir ainda mais visibilidade.

A internet ainda conta com uma grande vantagem, a divulgação online costuma ser bem mais barata que a offline. A criação, produção e confecção de peças gráficas como outdoors, banners, anúncios em jornais e revistas, etc., ainda têm seu lugar e eficácia, no entanto têm um custo bastante elevado.

Aposte massivamente em divulgação em imagem e vídeo. São duas ótimas formas de mostrar resultados de “antes e depois” dos tratamento, por exemplo. As pessoas tendem a confiar e se interessar muito mais por esse tipo de conteúdo, principalmente com o vídeo, uma mídia mais difícil de ser manipulada.

A principal plataforma de vídeo atualmente é o YouTube, mas outras redes como o Facebook e o Instagram também têm o suporte para o formato. Os vídeos podem ser um pouco mais extensos, quando explicam mais detalhadamente um tratamento, ou mais curtos, como os Stories do Instagram.

Facilite o pagamento

Já falamos aqui no nosso blog sobre as vantagens e desvantagens de aceitar cartões de crédito e de débito como forma de pagamento. A verdade é que quanto mais formas de pagamento forem aceitas, mais propensas a efetuar compras as pessoas ficam.

Trabalhe não apenas com dinheiro, mas também, sempre que possível, com outras opções como cheques, boleto, transferência bancárias e os cartões para que a pessoa tenha realmente alternativas e não deixe de comprar por não possuir algum deles quando as opções são limitadas.

A modalidade de cartão de crédito, por exemplo, ainda permite que a pessoa possa parcelar suas compras caso não tenha no momento o valor total da compra.  

As opções em cartão ainda são mais seguras para o seu estabelecimentos, já que diminuem a quantidade de dinheiro na loja, o que evita roubos e assaltos.

Realize ações promocionais

Um tipo de estratégia muitíssimo utilizada pelos mais diversos nichos de mercado é a realização de ações promocionais. Essa é uma ótima forma de atrair clientes para clínicas de estética.

E esse tipo de ação pode ter diversas caras. As mais comuns costumam ser programas de fidelidade e de indicação e a distribuição de brindes. Você também pode se aproveitar de datas comemorativas e eventos para ações temáticas, como o dias das mães, festas juninas e de fim de ano.

Mais uma vez as redes sociais podem ser muito úteis, pois são ótimas ferramentas para a promoção de sorteios entre os seguidores e curtidores dos perfis e páginas.

Segmente seu público

Uma maneira de aumentar as vendas e captar mais clientes para sua clínica de estética é segmentar o público-alvo. Isso é considerar que seus clientes e clientes e potencial não são um grupo homogêneo, não tem as mesmas necessidades.

Sabendo disso é possível pensar em estratégias de atração diferenciadas para grupos específicos. Um exemplo bem básico é identificar ações para homens e mulheres. Procure saber quais os tratamentos são procurados por gênero.

A faixa etária também é algo que pode ajudar a segmentar o público. Pessoas até a faixa dos 30 anos ainda não se interessam tanto em tratamentos rejuvenescedores quanto pessoas acima dos 50. Um bom sistema de gestão de clínicas de estética como NeritClin permite que as pessoas que entram na base de contatos sejam cadastradas com inúmeras informações que acabam virando tags, etiquetas classificatórias.

O sistema permite que sejam disparados e-mails e SMS de forma segmentada, ou seja, é possível direcionar essas ações conforme seja necessário a partir de inúmeros filtros a partir das tags. E essa funcionalidade é totalmente personalizável. Dessa forma é possível oferecer promoções e descontos, apenas àqueles contatos que realmente podem se interessar, como por exemplo tratamentos para rugas para pessoas acima dos 50 anos.

Tenha um site integrado

Já falamos sobre como a internet pode ser uma ótima aliada na atração de mais clientes. Um site também acaba entrando nesse hall, mas tem tudo para ser um carro chefe na divulgação. Um bom site é elaborado e configurado de uma forma a ser uma verdadeira vitrine dos serviços prestados por sua clínica.

Para isso acontecer, ele precisa ser constantemente alimentado com conteúdo de qualidade sobre a seu negócio, os procedimentos disponíveis e seus resultados, dicas, etc.

Mas o seu site por ir ainda mais além ao ser integrado ao sistema de gestão. É possível programar formulários, como os de avaliação gratuita, por exemplo, para recolher os dados inseridos e essa pessoa se torna uma oportunidade de venda.

Dessa forma fica mais fácil nutrir o interesse do cliente em potencial até ele concluir a compra. E isso tudo sem a necessidade de importar contatos para várias plataformas e facilitando ainda mais a segmentação da base de contatos.

Caso queira saber mais como o NeritClin pode auxiliar na gestão de sua clínica, peça uma demonstração gratuita!

Nosso conteúdo de hoje foi sobre como atrair mais clientes para sua clínica de estética. O que achou? Já adotou alguma dessas estratégias no seu negócio? Conte para gente sobre a sua experiência nos comentários. Deixe também uma sugestão de tema que deseja ver sendo abordado aqui no blog. Vamos adorar tirar suas dúvidas sobre marketing e gestão.

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Mariana Silva

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