Como diminuir gastos em clínicas de estética

por Mariana Silva em 25/Sep/2018 ⇠ Veja outros Posts

Uma clínica de estética bem administrada é aquela que possui um planejamento financeiro capaz de identificar custos excessivos e dispensáveis. Dessa forma é possível focar os recursos em investimentos realmente essenciais e lucrativos.

Essa redução de despesas é importante para qualquer tipo de empreendimento, principalmente em tempos de crise econômica. Gastos em excesso podem ser muito prejudiciais à saúde financeira do seu negócio e comprometer todo o orçamento.

Saiba como é possível diminuir gastos em clínicas de estética e otimizar os investimentos e lucros de maneira simples, fazendo o melhor uso de todos os recursos financeiros com nossas dicas! Vamos conferir!

Conscientizando colaboradores e clientes

O primeiro passo para começar a reduzir gastos desnecessário e criar um cultura de conscientização em relação ao uso dos recursos, tanto para colaboradores quanto para clientes, todas as pessoas que utilizam dos espaços das clínica.

Por exemplo: oriente todos os funcionários a desligarem os computadores por completo ao final do expediente. Isso porque mesmo em modo de stand by os aparelhos consomem energia elétrica. Esse consumo ao fim do mês acaba deixando a conta de energia bem mais cara.

Nos banheiros dos funcionários e do público podem ser afixados cartazes indicando o número de folhas de papel toalha necessários para secar as mão e de fechar bem as torneiras e lavatórios após o uso como forma de evitar o desperdício de água.

Apagar as luzes e o ar-condicionado quando ninguém estiver usando também são formas de diminuir gastos em clínicas de estética.

Uma outra forma de conscientizar colaboradores a gastar menos é incentivá-los a usar copos e xícaras de vidro no lugar dos de plástico descartável. Uma alternativa que além de financeiramente mais viável ainda é ecológica.

Essas pequenas mudanças de hábitos e mentalidade podem variar de acordo com as necessidades e recursos que cada estabelecimento dispõem.

Escolha bem os equipamentos

Uma forma de reduzir as despesas de seu negócio é se atentar aos equipamentos utilizados nos tratamentos. Aparelhos de depilação a laser, luz pulsada, radiofrequência, máquinas que emitem correntes elétricas, etc., além de dependerem de energia para funcionarem, possuem um custo elevado e precisam corresponder ao investimento.

Pesquise bastante antes de comprar ou alugar e descubra se consomem muita energia elétrica. Assim é possível reduzir a conta de luz. Também é preciso descobrir se os aparelhos demandam muita manutenção e qual sua vida útil, assim você tem uma noção se eles são compensatórios a longo prazo. Antes de comprar ou alugar este tipo de equipamento se informe sobre seu custo-benefício para saber se é um bom negócio.

Isso também é válido para computadores, ventiladores, ar-condicionado, máquinas de café, geladeiras, frigobares, etc., qualquer aparelho elétrico que não seja relacionado aos procedimentos estéticos, mas que são muito utilizados no dia a dia da clínica. Geralmente esse tipo de aparelho é vendido com um selo de economia, que indica quando se trata de um dispositivo que consome menos energia.

A iluminação costuma ser algo que gasta muita energia em clínicas de estética, lugares que precisam ser muito bem iluminados. Troque lâmpadas normais pelas de LED, que são mais caras, mas duram muito mais tempo e possuem um consumo baixo.

No fim das contas, essas são escolhas que precisam de um pouco de estudo e pesquisa, mas que ajudam, e muito, a diminuir gastos em clínicas de estética.

De olho nos fornecedores

Uma clínica de estética geralmente conta com vários fornecedores de materiais essenciais para a realização dos procedimentos. Por isso é necessário muita sabedoria e planejamento ao escolher e manter parcerias com todos eles.

Antes de fechar o negócio, faça orçamentos com mais de um fornecedor para ter mais de uma opção na hora de escolher. De tempos em tempos, renegocie os acordos para chegar em valores mais adequados.

Reduzir os custos com publicidade

Outra alternativa que pode fazer muito bem para a saúde financeira do seu negócio é fazer mudanças nas suas estratégias de divulgação. Publicidade feitas com peças gráficas, como panfletos, banners, etc., costuma ter um preço elevado, além de muitas vezes não ser a opção mais correta e sustentável, ecologicamente falando.

Você já usa ou já pensou em utilizar as redes sociais como ferramentas de marketing e publicidade? Essa tem sido a alternativa escolhida por milhares de empresas de sucesso, pois além de serem muito eficientes, elas possuem um custo muito mais atrativo que as formas tradicionais.

Use as redes sociais para divulgar sua clínica, pois mesmo os anúncios e impulsionamentos pagos são bem baratos do que pagar para anunciar em canais de TV, revistas e jornais, sem falar que o público alcançado é bem mais qualificado.

Confira o nosso post sobre as melhores práticas para clínicas de estética neste tipo de mídia.  

A tecnologia a seu favor

De que maneira você controla as movimentações financeiras de sua clínica de estética? A maneira que esse controle é feito também pode ser um diferencial na redução de gastos.

Todas as funcionalidades de um software de gestão podem ajudar a agilizar os processos rotineiros, aumentando a produtividade dos envolvidos nos processos financeiros.

Com um sistema de gestão você tem o total controle de todas as contas a pagar e a receber em um único lugar. O fluxo de caixa, pagamentos de funcionários e fornecedores,

Além disso, planilhas e documentos são todos digitalizados e acessados até mesmo através de celulares, dispensando um infinidade de impressões e os gastos com tinta e papel.

Com essas informações organizadas e mais acessíveis, fica bem mais fácil identificar os gastos dispensáveis.

Que tal pedir uma demonstração gratuita para entender melhor como isso funciona?

Este foi o nosso post de hoje com dicas fáceis sobre como diminuir gastos em clínicas de estética. O que você achou? Já adota alguma dessas estratégias no seu negócio? Conte para a gente nos comentários a sua experiência!

Aproveite e deixe também uma sugestão de tema que quer ver por aqui no blog. Queremos tirar todas as suas dúvidas sobre marketing e gestão de clínicas de estética!

E para não ficar de fora de nada, assine a nossa newsletter e acompanhe a gente nas nossas redes sociais. Até a próxima.

Mariana Silva

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606
31 3047 5405

© NeritClin

by nerit