Como utilizar o e-mail marketing em sua clínica de estética?

por Larissa Maciel em 09/Jan/2019 ⇠ Veja outros Posts

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas que mais trazem retorno financeiro mantendo um investimento de baixo custo. 75% das empresas preferem utilizar o e-mail como forma de comunicação.

De acordo com estudo divulgado pela Radicati, em 2019 o número de usuários de e-mail chegará a 2.9 bilhões, com 246 milhões de mensagens sendo enviadas por dia, sendo que 50% destas serão empresariais. Muita coisa, não é mesmo?

Então antes de achar que e-mail é coisa do passado, tenha esses dados em mente e não pense em abrir mão do correio eletrônico.

Se você ainda está começando a pesquisar sobre o assunto ou quer ter mais dicas para se aventurar nessa jornada, confira o post que criamos para você e saiba como utilizar o e-mail marketing em sua clínica de estética!

Escolha uma boa ferramenta

Para começar a implantação, o primeiro passo é pensar qual ferramenta irá utilizar.  

As ferramentas de e-mail permitem que você realize disparos em massa e de forma segmentada. Além disso é possível criar campanhas personalizadas, programar e-mails automáticos para seus clientes e escolher qual o melhor dia e horário para realizar o envio.

As ferramentas de e-mail também já contam com opções de visualização alternativa ou descadastro, o que evita que contatos que não desejam mais receber suas mensagens coloquem seus e-mails na caixa de spam, manchando o seu domínio.

O mercado hoje conta com muitas opções. Mas o ideal é pensar em uma plataforma que esteja integrada a um sistema de gestão, já que além de aproveitar a sua base de contatos para realizar disparos sem precisar fazer importações a todo momento, você concentra marketing e administrativo em um só lugar!

Construa uma base sólida e segmentada

A realização dos disparos depende da criação de uma base de contatos, sendo muito importante que ela seja construída de forma orgânica. Não considere a compra de listas: além de gerar uma imagem negativa da sua empresa, enviar e-mails para pessoas que não conhecem seu serviço e nem permitiram a utilização de seu contato aumenta as chances de que sua mensagem seja considerada SPAM.

Além da cartela de clientes, você pode criar em seu site formulários diversos, como forma de captação de dados. Seja através da disponibilização de materiais gratuitos, promoções ou pelo cadastro de newsletter.

Uma lista limpa facilita a segmentação, mantêm suas taxas de abertura sempre altas e faz com que sua estratégia seja eficaz desde o início.

Crie um cronograma de disparos

O planejamento de e-mails é parte fundamental para que suas estratégias de marketing digital funcionem. Siga sempre o caminho do meio: não lote a caixa de entrada dos seus contatos e nem deixe a frequência de envios muito dispersa.

Também é importante ficar de olho em datas comemorativas e eventos especiais, eles são uma excelente oportunidade para aproximação. Tudo isso sem falar das promoções! Além de melhorar o relacionamento com seus clientes, o e-mail marketing é uma chance de ouro para aumentar a venda da sua clínica de estética.  

Novos clientes também podem receber um e-mail de boas vindas com algum brinde especial. As possibilidades são infinitas!

Crie um template bonito e eficiente!

Para criar um disparo de e-mail você irá precisar de um template em HTML. A maioria das plataformas já disponibilizam modelos prontos, e você precisará apenas escolher o que melhor se encaixa em sua temática e alterar o conteúdo.

Evite transmitir sua mensagem somente através de imagens. Apesar de visualmente atraentes, corre-se o risco do e-mail ficar muito pesado ou a foto aparecer quebrada e o seu destinatário ficar sem saber do que se tratava o seu conteúdo.

Acompanhe as métricas

Você já escolheu a sua ferramenta, cadastrou sua base de contatos, definiu o cronograma, as estratégias, os templates e realizou o disparo de e-mail. Tudo pronto, certo? Nada disso!

Agora é a hora de conferir os resultados e saber se a sua campanha está sendo assertiva ou não! Para te auxiliar nesse trabalho, você pode focar em algumas métricas principais:

Taxa de abertura de e-mail: esse dado permite verificar quantas pessoas se interessaram em seu conteúdo e abriram o e-mail. É uma ótima maneira de conferir se o assunto que você está utilizando está chamativo o suficiente.

Taxa de clique: Essa taxa mede quantos cliques foram recebidos em seu e-mail de acordo com as mensagens recebidas e abertas.

Taxa de descadastro: Também é possível acompanhar quantos descadastros ocorreram após o disparo. É normal que um ou outro usuário opte por não receber mais as suas mensagens, mas caso essa taxa se torne muito alta, vale a pena analisar se as suas segmentações estão adequadas e se a sua mensagem está coerente com o perfil do público-alvo.

Teste a sua estratégia

É importante fazer constantes revisões no modo de enviar seus e-mails, para ver qual é a melhor maneira de agradar o seu público. Nem sempre aquilo que você tem em mente vai funcionar de cara.

Realize testes variando o assunto, incluindo novos elementos como imagens, emojis, gifs e vídeos. Conheça o seu público e acompanhe os resultados para saber o que eles mais gostam!  

Está convencido sobre a utilização do e-mail marketing em clínicas de estética? Que tal receber uma demonstração gratuita do NeritClin e descobrir como nossa plataforma de disparos funciona? Acesse o link e solicite agora! Sem custo nenhum!

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Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing do NeritClin.

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