Como vender mais tratamentos em sua clínica de estética

por Larissa Maciel em 21/Jan/2019 ⇠ Veja outros Posts

Você tem dúvida se está fazendo tudo o que é possível para vender mais tratamentos em sua clínica de estética? Tem dedicado um tempo para pensar em como melhorar a captação e retenção de clientes?

Elaboramos para você um super guia para aumentar sua receita e turbinar as vendas em qualquer época do ano! Confira:  

Deixe bem claro qual será o seu nicho de atuação

Ao decidir abrir uma clínica de estética é possível operar em diversos nichos, mas para fortalecer a sua marca, um dos primeiros passos é definir qual será a especialidade do seu estabelecimento.

Esse passo auxilia na associação do nome da sua empresa a um serviço, e todas as vezes que alguém pensar em realizar um tratamento, saberá que você é referência naquele segmento.

Existem clínicas focadas em laser, emagrecimento, estética corporal, estética facial, SPA... Definir uma especialidade não significa que você terá que abandonar todos os outros tipos, afinal de contas, quanto mais tratamentos seus clientes quiserem fazer em seu estabelecimento, melhor.

Mas se encaixar em um modelo é importante para que você saiba exatamente o que priorizar e não se perca na hora de comprar e alugar equipamentos ou fazer uma campanha de publicidade, por exemplo.

Para realmente vender bem, ao escolher os tipos de procedimentos que irá trabalhar, pode ser interessante fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais são os pontos fortes da sua cidade e região em que atua. Lembrando que no meio estético, o período do ano e o clima influenciam muito!

Descubra o seu público ideal e crie personas

Está certo que hoje o público de clínicas de estética é muito vasto! Mas a partir do momento que você define quais são os tratamentos que serão o foco da sua empresa, será mais fácil definir quais serão as suas personas.

Mas o que é persona?

Personas são personagens semi-fictícios que representam o seu cliente ideal. Ao contrário do público-alvo, a persona possui mais detalhes que facilitam a visualização do possível cliente e refinam ainda mais a sua estratégia de marketing.

Exemplo de público-alvo:

Mulheres de 30-55 anos / Possuem emprego / São solteiras /

Exemplo de persona:

Cláudia tem 35 anos, é formada e trabalha como bancária. Ganha entre R$ 4 mil e R$ 8 mil, é solteira e bem resolvida profissionalmente. Gosta de se cuidar e investe muito em cosméticos, salão de beleza e tratamentos estéticos. Adora se vestir bem! É usuária assídua de redes sociais e realiza compras pela internet com frequência. Segue várias blogueiras e influencers do universo da moda e beleza. Sua maior dificuldade é encontrar clínicas de estética confiáveis que possuam os tratamentos 'da moda'!

Para criar suas personas você pode entrevistar seus próprios clientes e assim começar a traçar um perfil. Comece criando um personagem e na medida que seu negócio for amadurecendo você conseguirá desenvolver vários perfis de clientes ideais.

Persona clínica de estética

Crie pacotes e opções

Clientes de clínicas de estética costumam realizar mais de um tipo de procedimento. Por que não oferecer um serviço diferenciado e criar pacotes com vários tratamentos que se complementam, que darão um resultado muito mais eficaz para os seus clientes e ainda por cima poderão aumentar suas vendas?

Para isso é preciso desenvolver uma estratégia: os pacotes estarão disponíveis durante todo o ano ou apenas em datas específicas ou comemorativas?

Além disso, ele precisa oferecer algum benefício financeiro em relação à compra dos produtos avulsos. É importante que o cliente perceba uma vantagem que estimule a compra!

Faça promoções

Apesar de óbvia, essa dica não podia faltar!

Você já deve imaginar que as promoções com certeza vão te ajudar a vender mais em sua clínica de estética, mas você já parou para pensar qual a melhor maneira de realizar essas ações?

Não adianta sair distribuindo desconto sem um planejamento, ou ao invés de atrair um público você poderá gerar um desconforto naqueles que compraram pelo preço normal.

Aproveite datas comemorativas, eventos e lançamentos para realizar ações promocionais. E não se esqueça de oferecer um valor especial para quem já é cliente!

Mostre resultados e benefícios de clientes reais

Uma das estratégias de marketing mais eficientes, é chamada de prova social. A prova social nada mais é que do que depoimentos/opiniões de clientes reais sobre a utilização ou compra de um produto ou serviço.

No caso de resultados de clínicas de estética essa prova é ainda mais forte, já que pode ter resultados visuais!

Crie estratégias para mostrar a evolução do tratamento de seus clientes, tirando fotografias de antes e depois. A identidade das pessoas não precisa ser revelada, já que você poderá focar nos detalhes de cada parte do corpo.

Se mesmo assim você sentir resistência por parte de seus clientes, pode oferecer benefícios em troca da divulgação de um resultado. Como descontos ou bônus em pacotes comprados.

Além de provas visuais, você também pode coletar depoimentos por escrito e acrescentar ao seu site, por exemplo.

Essa é uma excelente tática para aumentar a confiança da sua clínica de estética e vender mais tratamentos.

Divulgue sua clínica online

Hoje em dia não dá mais pra fugir: as mídias digitais estão dominando não só as relações pessoais, mas também são um ambiente muito propício para divulgar seu negócio.

No que diz respeito à clínicas de estética a situação ainda é mais favorável, muitas pessoas pesquisam e compram tratamentos online, então vale a pena investir!

Site, e-mail, facebook e instagram são os primeiros para incluir na sua lista.

Quer saber de forma mais detalhada como investir nessas tecnologias, separamos dois conteúdos pra você!

Redes Sociais para clínicas de estética

Como utilizar e-mail marketing em sua clínica de estética

Permita que seu cliente compre pela internet

De nada adianta possuir site e redes sociais e não facilitar a compra do usuário que vem pela internet.

Se ainda não for possível realizar a venda totalmente online, facilite o processo para que o usuário não desista da compra. Uma boa alternativa é criar formulários de captação de dados e entrar em contato com a pessoa permitindo que a venda seja realizada por telefone.

Você também pode dar a opção de compra via whatsapp! Assim seu cliente consegue adquirir o tratamento sem sair de casa e basta que você envie um boleto bancário ou colete os dados de cartão de crédito através de links especializados.

Faça parcerias

Já pensou nos benefícios de ter outras pessoas divulgando seu serviço e alcançando uma gama muito maior de pessoas?

Essa troca pode ser feita com fornecedores, empresas que vendem produtos do segmento de estética, esteticistas e mais!

Fazer parcerias com influencers também é uma alternativa. Uma personalidade que possua um público-alvo que combina com sua persona, também é uma chance de aumentar suas vendas.

Você pode ainda oferecer um cupom de desconto com o nome do seu parceiro, além de incentivar potenciais clientes, você conseguirá medir quantos contatos a parceria está trazendo.

É importante planejar como será feita a troca, muitos vão preferir permutar divulgação e dependendo da influencer você pode disponibilizar pacotes de tratamento como benefício pela divulgação do serviço.  

O mais importante é sempre optar por parceiros que possuam uma sinergia com a sua persona!

Utilize um sistema de gestão

Um sistema de gestão pode facilitar muito o trabalho de vender mais tratamentos em sua clínica de estética. Isso porque suas funcionalidades permitem que você administre melhor a sua empresa, e tenha mais tempo, podendo focar no realmente importa.

Além disso, um software para clínicas de estética conta com funcionalidades que facilitarão as suas vendas tais como marketing, site integrado para captação de dados e agendamento online.

Trabalhe a fidelização do cliente

Já falamos em outro post sobre a importância de fidelizar clientes de clínicas de estética.

O melhor vendedor é o cliente satisfeito. Além da possibilidade de realizar uma nova venda, ele poderá fazer indicações para que outras pessoas conheçam o seu serviço.

Esperamos que esse conteúdo seja útil para auxiliar sua clínica de estética a vender mais tratamentos. Sempre que tiver dúvida, consulte esse conteúdo para ver se tudo já está sendo aplicado.

Boa sorte e até mais!

 

 

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing do NeritClin.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606
31 3047 5405

© NeritClin

by nerit