Clínica de estética: 10 dicas para conquistar os primeiros clientes

por Lívia Nogueira em 05/11/2021 ⇠ Veja outros Posts

Ao iniciar um negócio como uma clínica de estética, é essencial saber como conquistar os primeiros clientes e, assim, construir uma base de contatos sólida e que seja capaz de sustentar a evolução e crescimento da sua empresa.

No momento em que você e sua equipe começarem a pensar nas estratégias de conquista de clientes, é importante pensar na concorrência, pois o ramo de estética está com a concorrência cada vez mais acirrada, visto que as pessoas se preocupam cada vez mais com a auto-estima e cuidado consigo mesmas.

A oferta dos serviços relacionados à estética é tão grande quanto a demanda por esses serviços. Com a concorrência cada vez mais acirrada, o foco precisa ser se destacar no mercado. E é justamente isso o que pode te diferenciar das outras clínicas de estética e, assim, ajudar na conquista pelos primeiros clientes.

Conheça seu público alvo, saiba o que eles estão buscando, pois assim será possível adotar ações práticas e facilitar na conquista dos clientes. Ações eficazes colocadas em prática ajudam numa melhor definição de estratégias de marketing para que dessa forma você e sua equipe se concentrem nos canais mais eficazes para atração dos primeiros clientes.

Acompanhe com a gente 10 dicas que reunimos para auxiliar na atração de clientes!

1 - Conheça o seu público alvo

Um dos pontos de partida para a conquista dos primeiros clientes é saber quem são os que têm mais interesse nos seus serviços e que apresentam chances maiores de se tornarem seus pacientes.

Embora pareça óbvio que a maioria do público alvo de clínicas de estética são pessoas do sexo feminino, é preciso definir qual o Perfil de Cliente Ideal (ICP) para o seu negócio.

O público masculino tem mostrado cada vez mais interesse em procedimentos estéticos também, visando uma auto-estima e rejuvenescimento maior em relação a sua aparência física.

A cada dia mais pessoas jovens procuram procedimentos e tratamentos estéticos, não apenas pessoas mais velhas.

Conhecendo bem seu público-alvo será possível criar estratégias e conteúdos alinhados ao que interessa a eles como, por exemplo, investir em marketing digital em campanhas pagas de forma que a segmentação seja bem direcionada e gere altos índices de conversão.

2 - Produza conteúdos atrativos na internet

Para um conteúdo eficaz que atinja o potencial público cliente da sua clínica, é preciso se atentar a alguns dados como, por exemplo:

Dados geográficos: inclui cidade, região, bairro e rua que o cliente mora.

Dados demográficos: inclui qual sua idade, renda, profissão, escolaridade, entre outros.

Dados psicográficos: inclui o estilo de vida do potencial cliente, sua personalidade, interesses, etc.

Dados comportamentais: inclui o quanto os potenciais clientes tendem a consumir o serviço prestado pela sua clínica, o quão leal ele é, motivação, o quanto se atrai pelo marketing direcionado a ele, etc.

Quanto mais dados sua equipe tiver dos potenciais clientes, maiores serão as chances de conquistá-los e, assim, construir então um relacionamento duradouro e sólido entre vocês.

O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, uma das melhores e mais utilizadas técnicas de atração, conquista e retenção de clientes de estética. Um bom conteúdo é criado ao se conhecer e entender o que o público precisa, seus interesses e o que mais buscam na internet em relação ao que sua clínica oferece, para que assim você e sua equipe produzam bons conteúdos sobre.

Além de produzir conteúdos, é importante interagir e responder aos comentários que possam surgir nesses conteúdos. Tudo isso tem a intenção de fazer com que conheçam melhor ainda a sua clínica de estética e os serviços que ela oferece.

Se atente ao fato de utilizar linguagem simples, de fácil acesso e entendimento, mesmo que o tema tratado seja complexo, seja através de conteúdos criados no formato de vídeos, imagens ou textos. É preciso que o cliente consiga entender o que foi direcionado a ele de forma simples.

Foque em assuntos mais procurados e que geram maiores dúvidas. Botox, harmonização facial e redução de papada são fortes exemplos de conteúdos com alto potencial de atrair a atenção do público, pois muitas vezes as pessoas têm bastante curiosidade sobre determinado procedimento, mas deixam de fazê-los por receio e/ou desinformação.

3 - Crie campanhas promocionais em datas comerciais

A tendência é que no começo da abertura de sua clínica o movimento não seja tão grande e não haja tantas compras dos serviços que você e sua equipe oferecem. Mas tenha a certeza de que assim que chegar uma data comercial as compras irão alavancar seu negócio!

Realize ações e preços promocionais em datas comerciais e comemorativas como, por exemplo, dia das mulheres, dia das mães, dia dos pais, dia da saúde, Black Friday, natal... São algumas datas de exemplo para melhorar o resultado na busca dos seus primeiros clientes.

Nessas e outras datas, com as ações certas, campanhas e pacotes promocionais, por exemplo, num curto período de tempo sua clínica irá atrair cada vez mais curiosos e interessados e, assim, com todo o grupo de clientes em potencial, seu trabalho passará de conquista de primeiros clientes para retenção e fidelização.

4 - Ofereça programas de fidelidade

Uma das melhores formas de conquistar e recompensar os clientes são os programas de fidelização. Embora o foco seja fidelizar os clientes que já consomem os serviços oferecidos pela sua clínica, os novos clientes também são beneficiados.

Ofereça, por exemplo, programas de pontos, descontos consideráveis que valham a pena, pois assim a chance de conquistar clientes será alta! Divulgue nas redes sociais, pois assim novos clientes irão surgindo por lá também.

No caso de focar as ações para o público mais restrito, que já conhece o que sua clínica oferece, aí sim a estratégia será de retenção, ao invés de conquista de clientes.

5 - Ouça o que os clientes têm a dizer

Ouvir a opinião dos clientes já existentes é um prato de mão cheia para que eles falem bem da sua empresa para conhecidos e, assim, sua clínica atrai naturalmente novos consumidores, que chegarão para usufruir do seu negócio com boas impressões.

Quando as pessoas que já consomem seu negócio recebem bom atendimento e são ouvidas quando querem dizer algum feedback (sejam elogios, críticas ou sugestões), eles se sentem bem cuidados pela sua equipe.

Saber quais os pontos de melhoria e quais os principais diferenciais competitivos, por exemplo, é uma forma excelente de se aproximar do cliente, trocar ideias com eles.

Os clientes possuem ampla visão do negócio, ao contrário de você e da sua equipe que estão dentro da clínica o tempo todo, então os clientes possuem o diferencial da visão menos viciada do seu negócio e ouvir o que eles têm a dizer é o melhor que você pode fazer para ir cada vez mais em busca do sucesso!

6 - Foque num bom atendimento

Aquele clichê “a primeira impressão é a que fica” também é válida para clínicas de estética e a conquista dos primeiros clientes. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, certo?

Uma estratégia bem estruturada de atendimento atenderá de forma eficaz o cliente em toda a sua jornada... Pense sempre no cliente como um importante aliado e sua equipe precisa oferecer a ele a melhor experiência possível, desde o primeiro contato com a sua clínica de estética até o momento pós-compra.

Busque sempre suprir e até mesmo ultrapassar as expectativas criadas pelo seu público alvo, pois quando uma pessoa recebe um atendimento de excelência e personalizado, há enormes chances de ele se sentir acolhido e sentir que vocês realmente se importam, daí as chances de realizar não apenas a primeira compra como diversas outras aumenta bastante!

7 - Crie parcerias de sucesso

Parcerias de sucesso são muito importantes, seja com influenciadores digitais ou outras marcas no ramo de estética. Mas para isso é essencial considerar a reputação da parceria que irá fazer!

Para criar parceria com os influenciadores digitais, é importante criar estratégias com pessoas cujo perfil de público esteja alinhado ao que a sua clínica procura.

Faça uma pesquisa sobre os influenciadores da sua região, saiba os que têm seguidores com maiores tendências a se tornarem clientes da sua clínica e aí então proponha parceria, seja oferecendo troca de produtos/serviços, seja oferecendo descontos aos clientes conquistados nessas ações.

Aproveite esse espaço da parceria feita para mostrar os serviços que sua clínica oferece. Mostre também alguns tratamentos e quais foram os resultados obtidos. Em troca, você oferece algum procedimento ou tratamento estético, descontos, pacotes de atendimento promocionais, ou outros benefícios.

Consuma ao máximo o que puder das redes sociais e aproveite delas quando realizar parcerias. As lives no Instagram, por exemplo, têm forte influência sobre as pessoas no momento de consumir algum serviço ou produto. 

8 - Ofereça descontos e pacotes

Criar pacotes de atendimento é uma excelente ideia para conquistar os primeiros clientes. Colocar vários procedimentos num só pacote de compras, com condições e preços especiais, não tem como ser uma má ideia, concorda?

Os consumidores estão sempre buscando por melhores condições de compra, e oferecendo isso a eles, sua clínica oferece também benefício financeiro, pois se fossem comprar cada procedimento ou tratamento de forma avulsa, pagariam um valor maior.

Com os pacotes os clientes notam claramente o desconto e percebem que é vantajoso usufruir dos serviços da sua clínica de estética.

Quando a estratégia for oferecer descontos para atrair os primeiros clientes, foque em condições especiais para o primeiro serviço comprado, por exemplo, ou desconto na primeira sessão de algum procedimento.

Aproveitar as datas comemorativas também é uma das melhores estratégias para a oferta de descontos. Datas como o dia da mulher, dia das mães, dia do consumidor, entre outras, são excelentes para a criação de lançamentos de novos procedimentos, por exemplo, onde a condição especial do desconto será ofertada, atraindo clientes para o seu negócio.

Dentro das datas comemorativas uma ação interessante são os vale presentes, em que os primeiros clientes da sua clínica podem presenciar pessoas conhecidas a irem prestigiar os serviços que vocês oferecem e, assim, atrair mais e mais consumidores para o seu espaço.

Outra boa estratégia de pacotes com desconto são os planos recorrentes, que são aqueles procedimentos estéticos que precisam de mais de uma sessão ou retorno para manutenção. 

9 - Facilite a forma de pagamento

Facilitar a forma de pagamento inclui oferecer ao público alvo diversas formas de pagamento. Ao finalizar uma venda, o cliente tem que ter a possibilidade de escolher entre cartão de crédito, débito, dinheiro e pix, por exemplo. 

A cada dia o pix tem se tornado mais popular entre as formas de pagamento. O cheque, por outro lado, está em desuso, então a grande maioria das pessoas não utiliza mais.

Lembre-se que quanto mais opções estiverem disponíveis, maiores as chances daquela pessoa se converter em cliente, pois ele sente que tem o poder de compra.

Oferecer pagamento digital é uma forma bastante atrativa de conquistar clientes também. Um exemplo disso é fornecer um link de pagamento em que, caso o cliente pague adiantado, consiga uma porcentagem de desconto no serviço adquirido em sua clínica.

Disponibilizar condições especiais de pagamento como parcelamento em várias etapas também atrai o público, visto que ele terá a possibilidade de pagar pouco por mês pela excelência do serviço que sua clínica oferece!

10 - Enfatize ao cliente o diferencial da sua clínica

O mercado das clínicas de estética cresce bastante. É cada vez mais comum homens e mulheres procurarem por tratamentos e procedimentos estéticos, visando o aumento da auto-estima e rejuvenescimento. 

Com tantas clínicas de estética no mercado, é importante não apenas de fato ter um serviço e atendimento diferenciados, mas mostrar isso aos potenciais clientes, mostrando a eles as vantagens que sua clínica oferece.

Mostre que sua equipe é qualificada, que suas formas de pagamento são flexíveis, que seus serviços apresentam bons resultados... Tudo isso faz diferença na conquista dos primeiros clientes e, mais que isso, na retenção dos clientes também.

Divulgue o máximo que puder nas redes sociais, emails e mensagens de texto (SMS e whatsapp), através de fotos e vídeos com boa resolução, para que o público e potenciais clientes vejam o quanto vocês são bons no que fazem, além de mostrar que se interessam com os clientes, deixando claro para eles como é o espaço da sua clínica e o funcionamento dos procedimentos e tratamentos estéticos.

Ao divulgar esses diferenciais, é importante utilizar fotos e vídeos de qualidade. Isso passará uma impressão de maior profissionalismo para o público e pode deixar mais claro para eles como funcionam os tratamentos estéticos e como é o espaço.

 

Essas foram nossas dicas de hoje. E lembre-se que o NeritClin, o sistema de gestão de clínicas de estética mais completo do mercado, pode te ajudar desde o início das atividades da sua empresa. 

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Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritClin.

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