Dicas de decoração para clínicas de estética

por Mariana Silva em 20/Jun/2018 ⇠ Veja outros Posts

Em qualquer tipo de negócio que envolva o atendimento ao público, a ambientação e o aconchego são essenciais. Se tratando de lugares nos quais as pessoas vão em busca de se cuidar e se sentirem melhores, investindo uma parte de seu tempo nelas mesmas, isso não seria diferente. Por esse motivo é tão importante pensar em decoração para clínicas de estética.

Além de ser um diferencial para os clientes e visitantes, a decoração também precisa ser pensada para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, sendo capaz de deixar toda a equipe e colaboradores mais satisfeitos e aumentando a produtividade.

Toda a decoração deve ir de acordo com ideias, sensações e experiências que você quer que sejam associadas ao seu negócio: conforto, tranquilidade, relaxamento, bem-estar, etc. O post de hoje traz dicas de decoração para clínicas de estética que você pode adotar para deixar o ambiente mais prazeroso tanto para os clientes quanto para os funcionários. Confira!

Atenção especial à sala de recepção

sala de recepcao

Quando se pensa em decoração para clínicas de estética, este lugar deve ser o que mais recebe atenção e investimento, pois é o primeiro espaço que os cliente terão contato. Muitas pessoas que ainda não decidiram pela compra podem desistir de efetuá-la se a primeira impressão que tiverem não for agradável o suficiente.

Aqui também é o lugar que trabalha uma parte muito importante da equipe, os recepcionistas e atendentes, sendo bastante proveitoso disponibilizar um espaço cativante e agradável para esses profissionais.

Este também é o local que os clientes ficarão por mais tempo caso precisem esperar para serem atendidos. Ele deve ser espaçoso e aconchegante. Certifique-se que tenha cadeiras em um número suficiente para atender todos os possíveis clientes e que elas sejam confortáveis. Sofás também são uma ótima opção para acomodar as pessoas. Escolha por materiais como o couro sintético que é fácil de limpar, além de transmitir sofisticação e ser ecologicamente correto.

É importante pensar não só no estilo dos móveis e se atentar também ao material e a qualidade, pois além de bonitos eles devem durar. Tenha em mente que a recepção é um lugar com alta rotatividade de pessoas, portanto os móveis tendem a deteriorar mais rápido.

Pense nas cores

Quanto às cores, também é interessante utilizar, tanto nas paredes quanto em alguns móveis como bancadas, tons da mesma paleta da identidade visual da clínica. Isso é muito bom para ajudar a reforçar a identidade da marca.

Confira essas dicas sobre cores e sua influência na decoração de acordo com o site Limpcon:

  • Amarelo: o amarelo é capaz de gerar estímulos ao nosso sistema nervoso central, despertando vivacidade e a sensação de luminosidade. Esta cor também sugere proximidade;

  • Laranja: o laranja é capaz de estimular a criatividade e gerar a sensação de entusiasmo. A cor também estimula força, ação e vitalidade;

  • Vermelho: se usado em excesso, a cor vermelha pode gerar irritação. Mas com um bom uso ela também é capaz de gerar entusiasmo, dinamismo e ação;

  • Rosa: associado à feminilidade e à delicadeza, esta cor é capaz de transmitir calma e tranquilidade;

  • Azul: associa-se à fé, pureza e confiança. Mas em tons muito escuros desperta sensação de frieza e de formalismo;

  • Verde: tons claros de verde transmitem esperança, tranquilidade, paz e bem-estar. Tons escuros podem deprimir;

  • Preto: demonstra elegância, mas deve ser usado moderadamente;

  • Branco: por ser uma cor neutra, o branco desperta paz, simplicidade e pureza.

Para as salas onde são realizados os procedimentos, o ideal são escolhas mais clean, ou seja, com poucos itens e predominância da cor branca. Isso ajuda a acalmar os pacientes para tratamentos que possam causar um certo desconforto, como a depilação a laser.

Pense nesses aspectos ao escolher a cor da tinta das paredes, dos objetos de decoração e até mesmo dos uniformes dos colaboradores.

Plantas e flores

plantas e flores

O verde das plantas e o colorido das flores são tons que combinam com qualquer decoração. Sempre que possível opte por flores e plantas naturais. Flores frescas conferem um charme a mais ao ambiente além de ajudarem a purificar o ar e melhorar as energias e o astral.

Cactos e suculentas são uma boa opção de decoração. Ambas necessitam de cuidados mais básicos e não precisam ser regadas todos os dias. As plantas naturais como itens de decoração também ajudam a fazer com que os clientes criem um vínculo afetivo com o local, já que os mais frequentes podem ter a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das plantinhas a cada visita.

Plantas artificiais são consideradas bregas por algumas pessoas, além de acumularem poeira e resíduos, o que dificulta a higienização do ambiente. Mas se não puder contar com as naturais, escolha arranjos artificiais menores e mais discretos.

Um item decorativo que vem sendo bastante utilizado são as velas, elas podem ser compradas nos mais diversos tamanhos e cores. Algumas ainda possuem aromas que ajudam a deixar o ambiente ainda mais agradável. Antes de escolher, pesquise um pouco sobre aromaterapia para saber quais são mais propícios para o ambiente que você deseja criar para sua clínica de estética.

Assim como as cores do ambiente, cheiros específicos também contribuem para que os pacientes se sintam mais à vontade e relaxados. A aromaterapia quando associada com massagens como a drenagem linfática, por exemplo, têm ótimos resultados.

Para dicas mais específicas de acordo com as necessidade do lugar, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto, como um decorador ou um designer de interiores.

Esse foi o nosso post de hoje! Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de decoração para clínicas de estética. Quer ver algum assunto específico aqui no blog? Deixe uma sugestão nos comentários abaixo e para não perder nenhum conteúdo assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais. Até a próxima!

Mariana Silva

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606
31 3047 5405

© NeritClin

by nerit