As melhores ferramentas de marketing para clínicas de estética

por Mariana Silva em 07/Aug/2018 ⇠ Veja outros Posts

A procura por tratamentos de estética segue em alta no nosso país. Esse mercado no Brasil é muito forte devido a grande vaidade e preocupação com a beleza da população. Mas a crise afeta todos os setores e investir em estratégias para conseguir novo clientes é sempre necessário.

Para ter acesso às melhores ideias é necessário contar com uma equipe especializada em marketing, seja uma agência que preste consultoria ou contratando profissionais dentro da própria empresa. Mas é possível adiantar algumas ferramentas de marketing para clínicas e apostar em algumas estratégias que vão te ajudar na divulgação e promoção do seu negócio. Veja a seguir algumas das melhores!

E-mail marketing

O envio de e-mail marketing ainda é um forte atrativo para novos clientes, sendo uma ferramenta de marketing muito potente para clínicas de estética. Isso sem contar com o fato de ser um método relativamente barato, possuindo bom custo-benefício.

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é que ele é personalizável. Isso é importante pois seus pacientes e clientes não são todos iguais. Nem todos se interessam pelos mesmos tratamentos e promoções e ações específicas podem ter como alvo perfis muito diferentes entre si.  

Você pode criar textos exclusivos para cada parcela do público, tornando as campanhas muito mais segmentadas e direcionadas. Quem recebe esse tipo de mensagem acaba se sentindo muito mais próximo da clínica, pois percebe que está recebendo um conteúdo que realmente é relevante para suas vontades e necessidades.

Essa ferramenta ainda permite que os resultados das campanhas possam ser medidos. Um sistema de gestão como o NeritClin, te dá acesso à um relatório com o número de contatos e clientes que receberam as mensagens, quantos deles visualizaram o conteúdo e quantos clicaram em algum link disponibilizado.

Com essas informações em mãos, você pode saber o que é lucrativo e o que não é, o que vale a pena ser feito de novo e o que é melhor deixar para lá.

Redes sociais

As redes sociais hoje em dias são um dos principais canais de comunicação e relacionamento com o cliente. Através delas é possível esclarecer dúvidas e principalmente promover seus serviços e produtos.

É muito importante fornecer todas as informações sobre a clínica em todos os perfis, especialmente as de contato, e mantê-las sempre atualizadas. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram permitem que seja produzido conteúdo em vários formatos: texto, vídeo, fotos e imagens. Isso é perfeito para mostrar o resultado dos tratamentos e atrair mais clientes interessados.

Outra opção ao utilizar as redes sociais como ferramentas de marketing para clínicas de estética é a de impulsionar publicações e criar anúncios pagos.  Esse tipo de ação é capaz de garantir mais visibilidade para suas páginas e posts, atingindo mais pessoas. Cada rede possui suas particularidades. Estude cada uma delas para saber o que é melhor para seu negócio.

Mas é essencial realizar o monitoramento de todas as redes que possuir, pois não basta apenas existir no meio digital e não fazer um controle de como essa presença está sendo recebida pelo público. Monitore todos os números e verifique e responda os comentários, avaliações e as mensagens que receber. Isso tudo ajuda a garantir o engajamento das pessoas e a manter uma boa imagem.

Promoções e descontos

Uma maneira de atrair mais clientes ou de incentivar clientes antigos a fazer mais compras é realizando promoções e concedendo descontos especiais.

Aqui, mais uma vez as redes sociais podem ser muito úteis. Realize promoções através do perfil do Instagram, por exemplo, sorteando os seguidores com benefícios e brindes.

Muitos estabelecimentos oferecem programas de fidelidade ou de indicação. Ambos são muito simples e costumam fazer muito sucesso. O primeiro geralmente é feito da seguinte maneira: cada compra ou realização de procedimento é contabilizada   e quando o cliente completa um determinado número tem direito a ganhar algo. Já no segundo, a clínica presenteia um cliente quando ele indica outra pessoa e ela efetua uma compra.

As opções são muitas e variam de acordo com o perfil do seu público e com o que sua clínica pode oferecer.

Faça parcerias com influenciadores

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nos digital influencers. São pessoas com presença ativa nas redes sociais com certa relevância em determinadas áreas. A beleza é uma delas.

Essas pessoas possuem muitos seguidores nas redes sociais e um poder de influência muito alto, podendo trazer inúmeros novos clientes para seu negócios graças às indicações. Esse tipo de parceria geralmente funciona da seguinte maneira: o influenciador menciona seu negócio, faz resenhas e mostra os resultados dos tratamentos que realizou, etc. Isso tudo pode ser conversado e ser resolvido da melhor forma para todos os envolvidos

Faça uma pesquisa sobre blogueiras e outros tipos de influenciadores que estão envolvidas com a área. Dê preferência por pessoas que estão na localização de sua clínica e que possuem uma boa reputação e credibilidade.

É possível atrair ainda mais cliente através dos influenciadores oferecendo descontos para aqueles que indicarem que são seguidores na hora da compra.

Este foi o nosso post de hoje! O que achou das nossas ferramentas de marketing para clínicas de estética? Conte para a gente nos comentário e deixe também uma sugestão de tema que quer ver sendo abordado aqui. Acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo. Até a próxima!

Mariana Silva

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