Como fidelizar clientes de centros e clínicas de estética

por Mariana Silva em 07/Jun/2018 ⇠ Veja outros Posts

Bem vindo ao blog do NeritClin! Aqui você terá acesso ao melhor conteúdo e as melhores dicas sobre gestão de centros e clínicas de estética. Vamos começar por um assunto muito sério para qualquer tipo de negócio, mas que se torna algo ainda mais especial para esse mercado que é tão concorrido:como é possível fidelizar clientes de centros e clínicas de estética?

Atrair novos clientes sem dúvida alguma é muito importante, mas algo tão importante quanto, é fidelizar aquelas pessoas que já são consumidoras dos recursos oferecidos pela sua empresa. Um cliente fidelizado é aquele que está completamente satisfeito com o serviço prestado ou com o produto vendido pela sua clínica.

É comum que haja, por exemplo, na mesma família várias pessoas que se tornam clientes de um mesmo negócio. Isso acontece geralmente, porque uma primeira pessoa foi fidelizada e, muito contente com o que recebeu se tornou uma espécie de influenciadora nos meios em que frequenta, levando outras pessoas a consumirem.

A fidelização nasce da confiança que o cliente confere ao estabelecimento, e isso acontece com base em vários atitudes, assim como em qualquer relacionamento. O nosso primeiro post traz 4 dicas de como você pode fidelizar clientes de centros e clínicas de estética. Entenda!

Conheça bem seus clientes

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O primeiro passo para ser capaz de fidelizar seus clientes é conhecendo muito bem o perfil deles. É claro que quanto maior a quantidade de consumidores maior será a dificuldade de conhecer todos individualmente, por isso pense na maioria ou em segmentos de clientes. Lembre-se cadastrar em um sistema de gestão todos os dados e informações a que tiver acesso.

Busque saber qual é a porcentagem da clientela do sexo feminino e masculino, por quais tratamentos cada um deles têm preferência, quanto seus clientes podem e estão dispostos a pagar por um procedimento, com qual frequência realizam as sessões, em qual época do ano tendem a procurar pela clínica, etc.  

Já pensou como ter em mão esse tipo de informação sobre os clientes pode ser muito valioso? Além de ajudar na tomada de várias decisões, facilita no planejamento de estratégias de marketing mais direcionadas e, consequentemente, mais assertivas. Um bom exemplo é a possibilidade de enviar mensagens em datas comemorativas como aniversários, dia das mãe e dos pais, etc., algo que faz com que os laços se estreitem ainda mais.

Esse tipo de pesquisa mais básica pode ser feita de maneira bem simples no ato do cadastro e preenchimento de dados. Você também pode pedir aos atendentes para que fiquem sempre atentos para ouvirem os clientes.

Outro canal possível é ter no site ou na própria recepção da clínica um lugar para que os clientes deixem sugestões.

E não basta fazer esse trabalho de pesquisa e conhecimento apenas uma vez e achar que isso é o suficiente para sempre. As tendências apontadas por uma pesquisa inicial podem ser alteradas com o tempo, os interesses e necessidades das pessoas modificam. O ideal então é realizar esse tipo de pesquisa de tempos em tempos. Fique sempre atento ao que seu cliente realmente quer e espera da sua clínica.  

Com todos esses dados em mão, ficará muito mais fácil reunir informações para criar as personas de sua clínica de estética. Muito além de um público-alvo, as personas representam o comportamento do seu consumidor ideal. São avatares fictícios criados com base nos dados reais.

Por ir além de dados demográficos, abrangendo informações psicológicas, interesses, preocupações e preferências, essa ferramenta irá alavancar suas estratégias de marketing e auxiliar a resolver as dores dos clientes de sua clínica de estética com muito mais facilidade.

Ofereça atendimento de qualidade

Certifique-se que todas as pessoas que têm contato com com os clientes recebem um treinamento para que possam atuar de acordo com os valores e padrões de qualidade do centro de estética.

Um treinamento também é importante para que toda a equipe seja apta a responder qualquer dúvida sobre tratamentos, funcionamento do lugar e pacotes prontamente, trazendo mais segurança e confiabilidade.

O bom atendimento, capaz de fidelizar clientes de centros e clínicas de estética, é aquele que vai além da qualificação profissional, passando pela simpatia do contato com a clientela. Um sorriso no rosto e a boa vontade para atender são capazes de transmitir cordialidade sem ultrapassar limites.

Bem-estar e ambientação

bem estar e ambientacao

A máxima aqui é: o cliente tem que se sentir bem em todos os momentos relacionados a sua clínica, a experiência deve ser extremamente agradável desde o momento que ele chega, durante o atendimento e ao ir embora. Isso faz com que a pessoa associe seu negócio sempre a boas lembranças.

Na verdade, a boa experiência deve ter início até mesmo antes do cliente chegar ao local. Para isso, certifique-se que o acesso é descomplicado, se é de fácil localização, se há estacionamento nas proximidades, etc., todos os pontos que favoreçam a mobilidade.

O ideal é que nunca ocorra atrasos nos atendimento, mas sabemos que imprevistos acontecem e muitas vezes os clientes podem chegar adiantados e inevitavelmente têm que esperar. Ter que esperar pode ser muito chato, mas existem maneiras de minimizar esse incômodo.

Invista em uma decoração aconchegante e acolhedora. Certifique-se que sempre haja cadeiras para todos que chegam e para agradar o maior número de pessoas, faça escolhas de cores e de objetos decorativos mais neutros, nada muito chamativo. Do mesmo modo, a música que toca também pode ser mais tranquila e nunca alta demais.

Se possível, ofereça cafezinho, sucos, biscoitos e outros lanches rápidos. Isso demonstra uma preocupação e cuidado especial, ajudando a fidelizar clientes de centros e clínicas de estética.

Brindes e promoções

No meio de tantos concorrentes, uma boa maneira de se destacar e garantir a simpatia e a fidelização dos clientes é fazendo a distribuição de brindes e realizando promoções. Esse tipo de ação é um investimento muito bom para que a clientela se sinta valorizada e pode ser feita de diversas formas.

Realize sorteios e faça ofertas promocionais em ocasiões especiais. Você pode oferecer descontos na compra de pacotes ou uma sessão gratuita de algum procedimento para que a pessoa se sinta interessada em realizar o resto do tratamento.

Se possível presenteie clientes nos seus aniversários, por exemplo. Para isso não é preciso gastar muito, uma flor ou cartão já são o suficiente, mas também pode ser feito com amostras grátis de produtos de beleza ou com kits personalizados.

Essas foram as nossas dicas sobre como fidelizar clientes de centros e clínicas de estética. Você pode fazer um comentário abaixo contando o que achou. Aproveite e também deixe suas sugestões sobre assuntos que quer ver por aqui. Para não perder nada assine a nossa newsletter. Até a próxima!

Mariana Silva

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