Formação de preços para clínica de estética: como fazer

por Mariana Silva em 19/Sep/2018 ⇠ Veja outros Posts

Os serviços de estética estão sujeitos à variáveis distintas, que influenciam diretamente nos preços de venda dos pacotes e sessões avulsas. Essas variáveis, assim como os custos fixos, devem ser observadas e analisadas no momento de criar a tabela de valores dos procedimentos e serviços.

Não é atoa que essa é uma tarefa tão complicada ao administrar esse tipo de negócio. O processo de formação de preços para clínicas de estética está ligado diretamente à lucratividade, à fidelização e atração de clientes e a todo o controle financeiro.

Não seria bom ter uma ajuda para realizar esse processo? Pois bem, o auxílio que você buscava acabou de chegar através deste post! Trouxemos uma série de dicas sobre o assunto e sobre como você pode realizar alterações nos preços já existentes, sem sair no prejuízo e sem desagradar a clientela. Vamos conferir?!

Análise dos concorrentes

Uma ótima maneira de se obter a base para a formação de preços para clínicas de estética é fazendo a análise dos concorrentes, tendo acesso à tabela de valores.

Essa análise não é limitada apenas a oferecer exatamente o mesmo preço ou a média dos preços dos concorrentes. Por isso ela é apenas um dos pontos relevantes na formação de preços para clínicas de estética.

Análise do público-alvo

Além de analisar os concorrentes, é imprescindível realizar uma análise completa do público-alvo ao realizar a formação de preços para clínicas de estética.

Pois de nada adianta tentar oferecer os preços com base nos dos concorrentes se o seu público-alvo possuir um perfil diferente e não puder pagar, ou o contrário, se seu público estiver disposto a pagar valores mais elevados do que a clientela dos adversários paga.

E mantenha sempre aberta a comunicação para que seus clientes e público-alvo possam fazer sugestões. Dessa forma você saberá qual é a resposta à tabela de preço e às alterações quando elas ocorrerem.

Fatores internos

Ao estabelecer os preços dos serviços e produtos é necessário fazer com que eles sejam capazes de cobrir todas as despesas e estarem a altura de todos os investimentos feitos pela sua clínica de estética. Caso contrário, o prejuízo é certo.

Você deve colocar em evidência tudo aquilo que agrega valor ao seu negócio. Um bom exemplo disso é a capacitação dos profissionais. Espera-se que o profissional de estética possua uma formação que inclua cursos e certificados, só assim ele será capaz de prestar um serviço de alta qualidade, que preze pelo bem estar dos pacientes e clientes.

E um profissional bem qualificado demanda um bom salário para se manter no quadro de funcionários. Ou então ele será facilmente conquistado por um proposta melhor vinda de algum concorrente. Portanto esse é outro ponto a ser considerado na formação de preços, os valores cobrados devem ser suficientes para pagarem excelentes profissionais.

Os equipamento estéticos carecem de manutenção frequente ou podem ser alugados, o que também deve ser levado em consideração ao estabelecer os preços.

Estabelecimentos em áreas nobres das cidades geralmente possuem preços mais elevados, já que grande parte da clientela valoriza mais esse tipo de detalhe e os custos com aluguel e IPTU são mais caros.

Saiba aproveitar o timing

Uma outra estratégia positiva para a formação de preços, especialmente quando é necessário implementar um aumento, é saber bem observar e aproveitar o timing. Isso é, saber identificar os momentos que se configuram como oportunidades favoráveis para fazer esse tipo de alteração.

Dois exemplos de bons momentos para aumentar os preços são:

  • Pouco antes do verão, já que nesta época do ano há um aumento da procura por tratamentos estéticos, em especial os corporais, como os que visam o combate à celulite, estrias, gordura localizada, etc.

Com o aumento das temperaturas, as pessoas passam a frequentar mais praias, cachoeiras, clubes e outros locais com piscinas, etc. E elas querem se sentir bem consigo mesmas para usar roupas de banho e peças mais curtas, ficando mais dispostas a pagar mais caro por serviços e procedimento que buscam esse tipo de melhora.

  • Outro ótimo momento para alterar os preços e aumentar o valor de tratamentos é quando algum aumento no salário mínimo ou quando o décimo terceiro é liberado. Com o dinheiro a mais que entra no orçamento, fica mais difícil sentir a diferença no bolso ou então os clientes podem querer dar a si mesmo um presente.

Reduza o impacto

Por mais que um aumento nos preços venha em um momento oportuno, a tendência é que toda vez que eles ocorram os clientes sintam o impacto. Isso é arriscado, pois alguns deles podem se sentir prejudicados e até mesmo procurarem por concorrentes que ofereçam alternativas mais baratas.

A solução para esse embate é pensar em estratégias para amenizar esse impacto. E isso pode ser feito de algumas maneiras. As mais comuns são:

  • Tente divulgar ao máximo a qualidade do serviço. Isso é ótimo para valorizar tanto a sua clínica quanto os profissionais que nela trabalham

  • Ofereça pacotes diferenciados. Ao invés de oferecer descontos diretos para os compradores que tentam pechinchar, monte pacotes de compras que incentivem a compra, mas que sejam benéficos para o cliente.

Essa estratégia é mais indicada pois, ao ficar concedendo descontos aleatórios, sua clínica acaba perdendo a credibilidade na hora de impor os preços. As pessoas param de aceitar os valores tabelados e vão sempre querer preços mais baixos.

  • Outra maneira de suavizar o impacto é oferecendo brindes. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar presentes ou benefícios?! Ofereça uma sessão extra gratuita ou monte um kit de produtos de beleza, por exemplo.

No nosso post de hoje nós apresentamos nossas melhores dicas para quem tem dificuldades com a formação de preços para clínicas de estética. Esta é uma parte delicada da gestão financeira de qualquer negócio, portanto é sempre bom contar com ajuda.

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Mariana Silva

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