Gestão de pessoas em clínicas de estética

por Mariana Silva em 01/Nov/2018 ⇠ Veja outros Posts

Uma clínica de estética é geralmente, assim como outros negócios que envolvam a prestação de serviços, um lugar que emprega várias pessoas diferentes, cada uma com suas particularidades. Isso não é um problema, mas é algo que demanda uma administração especial, e é muito importante que isso seja bem estruturado e executado.

Toda a lista de colaboradores precisa estar alinhada com o padrão de qualidade e os valores da empresa, pensando na harmonia do ambiente e na otimização do trabalho. Pensando nisso, para te ajudar com essa tarefa extremamente importante, este post reúne alguma dicas sobre gestão de pessoas. Vamos conferir!

A importância de uma boa gestão de pessoas

A gestão de pessoas em clínicas de estética, quando feita de forma eficiente, é o que garante o sucesso dos processos de seleção e recrutamento, capacitação e motivação constante dos funcionários.

E isso tudo tendo em vista não apenas a produtividade e os bons resultados financeiros, mas a qualidade de vida e o bem estar dos colaboradores, algo que é refletido no atendimento ao cliente e na reputação do seu negócio.

Se a jornada de trabalho de seus colaboradores é de oito horas, é preciso garantir que todo esse tempo seja otimizado e gasto dentro dos limites do bem estar a da qualidade de vida para que a experiência de trabalhar na sua empresa seja sempre associada à bons momentos.

Conte com profissionais da área

Se a sua clínica não possui um setor de recursos humanos e/ou gestão, talvez esteja na hora de considerar esta opção. Essa é uma função para psicólogos e demais pessoas com formação em cursos com uma carga mais humanizada, como recursos humanos ou especificamente em gestão de pessoas.

São profissionais que estudaram bastante para entender os processos envolvidos e empregados neste tipo de gerenciamento, tanto os pontos mais técnicos e burocráticos quanto a parte mais humana, que carece de uma sensibilidade maior.

Motivação e valorização

A gestão de pessoas fica encarregada de criar um ambiente acolhedor e motivador. Por isso, uma das atividades é conhecer bem os colaboradores, só assim é possível entender o que os motiva de verdade, levando em consideração que a motivação é algo subjetivo, que depende de pessoa para pessoa.

As pessoas também precisam enxergar que o trabalho que elas realizam é valorizado. Uma forma de fazer isso é com planos de carreira, oferecendo a oportunidade do colaborador crescer dentro da clínica de acordo com seus esforços.

A motivação e a valorização também são reflexos da qualidade de vida que os funcionários têm. Por isso é tão interessante oferecer benefícios e bonificações.

E lembre-se que o diálogo deve prevalecer sempre. Trabalhando com feedbacks é possível não só opinar e apontar as qualidades e pontos de melhora, mas também ouvir e tentar compreender qual é a visão do funcionário.

Essa é uma ótima estratégia que consegue evitar problemas maiores, fazendo com que os talentos e bons profissionais permaneçam na sua empresa, pois eles sabem que é um espaço aberto à suas ideias.

Sempre é tempo de capacitar

Outro aspecto importante que fica a cargo da gestão de pessoas é a capacitação. É algo importante pois, por maior que seja a qualidade do trabalho e serviço oferecido, sempre é possível melhorar. A evolução constante é uma meta que precisa ser buscada.

Uma clínica pode contar com uma ótima estrutura e com os equipamentos mais modernos do mercado, preço em conta e divulgação efetiva, no entanto, se a qualidade do atendimento e dos serviços não corresponder ao alto nível, tudo vai por água abaixo.

Os responsáveis pela gestão de pessoal precisam saber identificar quais são os pontos que podem ser beneficiados com cursos, palestras, workshops, etc., encontrar as melhores oportunidades e incentivar os colaboradores a se capacitar e desenvolver suas habilidades.

Leia mais sobre capacitação de equipe de estética aqui neste outro post sobre o assunto.

Este foi o nosso post sobre a gestão de pessoas na área da estética. Esperamos que ele tenha sido bastante esclarecedor e útil para você. Agora o seu negócio pode alcançar objetivos de qualidade e produtividade cada vez mais altos!

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Mariana Silva

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