Marketing de atração para clínicas de estética: dicas e estratégias

por Mariana Silva em 08/Nov/2018 ⇠ Veja outros Posts

Aqui no blog do NeritClin, já falamos sobre o mercado estético ser bastante lucrativo e visado por quem deseja empreender. Mas atrair clientes na estética é algo tão complexo quanto em outras áreas, já que é um bom mercado, mas a concorrência é alta.

Não pense que o trabalho em um negócio de estética depende apenas de oferecer bons produtos e serviços e deixar que os clientes cheguem a você organicamente. São necessárias muitas ferramentas e estratégias para atrair as pessoas e fazer com que elas fechem o negócio.

É preciso investir! Por isso hoje vamos te mostrar algumas dicas e estratégias sobre marketing de atração para clínicas de estética.

O que é marketing de atração

Este termo diz respeito às todas as ações que visam levar um potencial cliente a concluir uma compra. Talvez você também tenha ouvido falar sobre Inbound Marketing, saiba que se trata da mesma coisa.

Os conceitos partem do princípio que atualmente, a grande maioria das pessoas recebe uma infinidade de informações e anúncios, mesmo sem solicitar, e a tendência é que elas passem a rejeitar esse tipo de ação e as acharem muito invasivas.

O marketing de atração surge da necessidade de se tornar tão interessante e relevante em determinadas áreas e assuntos, que as pessoas passam a te procurar, a não o contrário.

Alinhamento dos times

Uma das primeiras premissas do marketing de atração é a de que todos os times devem estar em muita harmonia para desenvolver as estratégias juntos. Isso é importante pois muitas vezes as áreas podem atuar juntas ou uma dar início a alguma ação e outra prosseguir.

Outra razão disso ser importante é que o marketing de atração não deve ser cessado com a compra, mas também ter como objetivo a fidelização. Oferecer um atendimento ao cliente de qualidade pode ser um diferencial em relação aos concorrentes, podendo fazer com que as pessoas, satisfeitas com o atendimento, indiquem sua clínica para os amigos e familiares, trazendo ainda mais oportunidades.

Outro ponto que pode ser de grande ajuda é oferecer um treinamento de inbound para os colaboradores, para que marketing e vendas estejam muito bem alinhados, falando a mesma língua.

Marketing Digital

Uma das principais armas do marketing de atração é o marketing digital. Isso significa que é necessário produzir conteúdo para os canais online para que as pessoas cheguem ao seu negócio através destes meios e fiquem tão interessadas que queiram conhecer mais.

Público-alvo e palavras-chave

Antes de colocar em prática e até mesmo de começar a planejar as estratégias de marketing de atração e digital, define-se o público-alvo. Todas as ações de marketing de atração dependem de saber quem é o cliente, do que ele gosta e por quais motivos ele podem vir a buscar os serviços da sua clínica.

Uma vez que isso tudo é definido, já é possível começar a produzir conteúdo com base em técnicas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para mecanismos de busca).

Textos para blogs, vídeos, e-books, imagens, etc., tudo isso e mais pode ser criado a partir do que o seu público-alvo se mostra mais apto a desejar e procurar, as famosas palavras-chave.

Redes sociais

Com as redes sociais é possível alcançar um número maior de pessoas com ações relativamente mais baratas do que a propaganda convencional. Assim, os benefícios, vantagens e serviços de estética de sua clínica conseguem ser divulgados para um público maior.

A regra aqui é criar um cronograma para organizar e ter maior controle sobre o que precisa ser produzido e postado em cada rede. Feito isto ainda é necessário monitorar a performance e os resultados do que é feito. Saiba com mais detalhes através deste post.

Mais dicas

É importante levar em consideração que o conteúdo visual, seja para e-mails, redes sociais, blogs, sites, etc., também precisa ser muito bem elaborado. As peças precisam ser atraentes e diretas para conseguirem prender a atenção dos clientes em potencial.

A internet também permite que sejam criados anúncios pagos para o Google ou Facebook, por exemplo, e o impulsionamento de publicações nas redes sociais. Essa é uma ótima maneira de garantir que seu conteúdo atingirá as pessoas certas, que precisam te ver, portanto uma ótima aposta.

E aí, agora está preparado para implementar o marketing de atração na sua clínica de estética? Esperamos que sim e que nossas dicas tenham esclarecido suas dúvidas e te ajudem a implementar esse tipo de ferramenta.

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Mariana Silva

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