Como melhorar o atendimento em sua clínica de estética

por Mariana Silva em 27/Aug/2018 ⇠ Veja outros Posts

No mercado de clínicas de estética é essencial buscar por oferecer sempre o melhor atendimento, afinal de contas esse é o cartão de visitas de qualquer negócio que envolva o relacionamento com o público. Se tratando de uma área que lida diretamente com a autoestima das pessoas, isso se torna ainda mais importante.

Elas querem se sentir bem recebidas e acolhidas ao escolher por um serviço e ter a melhor experiência possível, afinal de contas, estão pagando por isso. Fique atento! Oferecer um atendimento de qualidade pode ser um diferencial em relação aos concorrentes.

É algo que costuma ser a chave para a fidelização dos clientes e que faz com que eles indiquem sua clínica para os amigos e familiares, trazendo ainda mais oportunidades. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas pode ser aprimorado a partir de algumas práticas. Vamos saber quais são elas?

Ofereça treinamento aos colaboradores

Uma das formas de garantir um atendimento de qualidade aos seus clientes é investindo em treinamento. Eles são necessários para que todos os valores, princípios e o padrão de qualidade de sua clínica sejam reproduzidos por todos os funcionários.

O treinamento pode contar com documentos e aulas que expliquem os procedimentos e condutas que são esperados dos colaboradores.

Pode ser algo totalmente interno, ministrado por superiores ou por pessoas mais experientes, ou terceirizado, com empresas que ofereçam treinamentos empresariais especializados.

Procure por quem ofereça ou elabore um treinamento personalizado, que seja adequado para o nicho da estética e da beleza. Isso é importante, já que as pessoas que trabalham com atendimento ao público na área da beleza e da estética devem possuir uma sensibilidade especial.

Em clínicas de estética geralmente são oferecidos tratamentos muito modernos e de ponta. Isso pode levantar muitas dúvidas entre as pessoas que já os fazem e nas que estão interessadas. Ao considerar em realizá-los e até mesmo durante o tratamento, elas querem se sentir seguras sobre o procedimento, saber quais são as indicações e contra-indicações, em quanto tempo os resultados começam a surgir, etc.

E esse é exatamente um dos requisitos de um bom atendimento, saber tirar dúvidas e informar corretamente, transmitindo muito segurança. Esse detalhe pode fazer toda a diferença na hora da pessoa decidir pela compra e na satisfação com o serviço prestado, gerando o encantamento e a fidelização.

Atendimento por WhatsApp

O WhatsApp é um serviço de mensagens instantâneas criado em 2009 e que começou a se popularizar a partir de 2012.

Em janeiro de 2018 o aplicativo atingiu a incrível marca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês no Brasil. E quanto às mensagens, são feitos cerca de 60 bilhões de envios todos os dias. E estes números vêm crescendo desde então.

É bem provável que boa parte de seus clientes estejam conectados, utilizando o aplicativo ativamento. Então por que não usá-lo como ferramenta de atendimento? Use o aplicativo como um canal de comunicação no qual os clientes podem se informar, tirar dúvidas, marcar e desmarcar horários, avisar sobre atrasos, etc. Da mesma forma, eles também podem receber avisos, lembretes, mensagens sobre promoções, etc.

WhatsApp Business

2018 também foi o ano em que o WhatsApp desenvolveu mais uma funcionalidade que pode te ajudar com o atendimento em sua clínica. É o WhatsApp Business ou WhatsApp Empresarial. Criado pensando especialmente na comunicação de empresas de micro a médio porte e seus clientes, ele vai além da versão tradicional e permite a criação de um perfil com informações sobre a clínica.

Ele ainda é capaz de identificar perguntas classificadas como frequentes e possibilita a automatização de respostas padrões para essas questões de maneira muito rápida.

Mas é necessário saber usar o recurso com responsabilidade. Nada de enviar um volume muito grande mensagens para não incomodar os clientes e ser identificado como spam. Não seja invasivo! Respeite a vontade do destinatário, se a pessoa não quiser mais receber as mensagens, que assim seja.

Um sistema de gestão também é bom para o cliente

Muito se engana quem acredita que um sistema de gestão é benéfico apenas para a clínica e os funcionários, facilitando a rotina e o cumprimento de atividades. Na verdade os clientes também se beneficiam muito quando um sistema é utilizado.

Suas experiências são melhoradas exponencialmente de diversas formas através de algumas funcionalidades:

Módulo de atendimento

No Módulo de Atendimento todos os detalhes de cada atendimento da sua clínica são registrados de maneira simples e segura. Cada solicitação ou interação é exibida em uma linha do tempo com um histórico de todas as ações, inclusive com àquelas que ainda precisam ser feitas, como por exemplo, retornar uma ligação.

Aqui também é possível delegar as tarefas para a equipe.  E o responsável por esse tipo de tarefa recebe um aviso quando chega a hora de efetuá-la. Essa funcionalidade vai ajudar com a organização e fazer com que demanda de cliente nenhum seja esquecida.

Marketing Automatizado

De maneira semelhante ao uso do WhatsApp, mas com ainda mais vantagens, essa é uma forma de estreitar os laços com a clientela e oferecer um atendimento de qualidade demonstrando proximidade e afeto.

O sistema segmenta seus clientes a partir de inúmero filtros (que você ainda pode criar conforme suas necessidades e as diversas características dos clientes). Dessa forma é possível criar um relacionamento mais individualizado com cada um deles.

Essa é a ferramenta ideal para quem precisa criar campanhas de marketing direto, mensagens de SMS ou e-mail direcionadas a um destinatário específico. As mensagens podem ser programadas com antecedência e podem servir para os mais diversos fins, desde lembretes e confirmação sobre datas e horários de atendimentos à mensagens de feliz aniversário e em datas comemorativas como o dia das mães.

Para saber mais sobre como um sistema de gestão de clínicas de estética pode ser útil para garantir um atendimento de qualidade, peça uma demonstração gratuita.

Este foi o nosso conteúdo de hoje com dicas sobre como você pode oferecer um atendimento de qualidade em sua clínica para todos os clientes e ainda atrair novos com ótimas práticas. Deixe abaixo um comentário com suas dúvidas e sugestões para novos posts.

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Mariana Silva

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