Mercado de trabalho para massagistas

por Lívia Nogueira em 23/03/2021 ⇠ Veja outros Posts

Ao pensar em empreender na área de massagem, algumas perguntas vêm à mente do responsável, como por exemplo, se ainda tem espaço no mercado de trabalho para massagistas empreendedores e o que é preciso para realizar um curso profissionalizante.

A cada dia as pessoas se preocupam cada vez mais com seu bem estar, cuidando cada vez mais da mente e do corpo!

Como a busca dos clientes por esse bem estar é cada vez maior, o mercado de trabalho para massagistas se mostra bastante promissor e pode ser uma excelente oportunidade de empreendedorismo!

 

O que é necessário para seguir na profissão?

A profissão de massoterapeuta ainda não é regulamentada e para ser considerado um profissional da área é preciso ter conhecimentos além do ato de saber fazer massagem. É essencial ter conhecimentos sobre anatomia e fisiologia.

O curso técnico com estágios supervisionados é o mais indicado para quem tem interesse em se profissionalizar na área da massagem. Nele o aluno aprende diversas técnicas terapêuticas manuais baseadas, na grande maioria das vezes, na medicina tradicional chinesa ou ayurveda. Massagens orientais, ocidentais, alogamentos e respirações são alguns dos ensinamentos passados.

Os cursos livres de técnicas de massagem também são uma alternativa, mas caso a pessoa opte por algum curso livre ao invés de cursos técnicos, serão reconhecidas como profissionais diplomados na técnica de massagem específica que se aprofundou e não poderão ser chamados de massoterapeutas, mas sim de massagistas. 

Caso opte por cursos livres, estude sobre patologias, anatomia e fisiologia, assim você tende a ser um bom profissional da área! Não se esqueça da importância de seguir aprofundando os estudos focando no conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano.

Conhecer melhor a anatomia e fisiologia é fundamental para saber, por exemplo, qual massagem é mais indicada numa determinada patologia ou quando a massagem não é indicada.

Para lidar diretamente com o bem estar e auto estima do paciente, é importante que o massoterapeuta seja alguém interessado na jornada do autoconhecimento, ajuda ao próximo e que se interesse em se aprofundar no conhecimento pela nossa morada essencial que é o nosso corpo.

 

Onde atuar?

A massagem no Brasil ganha um espaço cada vez maior e mais valorizado e as possibilidades de mercado são muitas! 

Grande parte dos massagistas autônomos atende de casa em casa com visita particular no cliente ou num espaço próprio que tenha o tamanho suficiente para caber a maca e que seja possível andar ao redor dela.

Muitos profissionais têm seu espaço próprio, alugado via contrato ou até mesmo alugado por hora, o que diminui alguns gastos, visto que só há o pagamento do aluguel quando há atendimentos. É uma boa opção para o começo de carreira, por exemplo, onde ainda não há tantos clientes.

Para atender na sua própria casa é preciso pensar um pouco mais, por ser mais delicado receber desconhecidos em casa. Começar por amigos, familiares e conhecidos é o ideal, pois assim eles indicam para pessoas que eles conhecem e assim se faz o marketing boca a boca para aumentar sua cartela de clientes de forma qualificada, não apenas em quantidade.

Uma das maiores vantagens em atender na sua própria casa ou na casa dos clientes é a diminuição dos gastos. Um tatame ou maca dobrável é o suficiente e, além disso, há a economia de não precisar pagar aluguel.

Já a maior desvantagem é o deslocamento e a perda de tempo no trânsito, por exemplo. Para sanar essa desvantagem uma boa alternativa é embutir o valor da gasolina para o transporte e, além disso, incluir um valor pelo tempo perdido durante a viagem, visto que nesse intervalo de tempo possivelmente você conseguiria atender mais um ou mais clientes.

Caso opte por trabalhar para alguém ou alguma empresa, há diversas empresas que oferecem massagens de tempos em tempos para os seus funcionários, por exemplo. Há também a possibilidade de trabalhar num Spa, clínica de estética, hotel e pousada, centros médicos como clínicas e hospitais, feiras e eventos sobre a profissão, etc.

São inúmeras as possibilidades de atuação! A massagem no Brasil está ganhando cada vez mais espaço e isso é notável em aeroportos e shoppings, por exemplo, onde é comum vermos cadeiras de massagem, fortalecendo cada vez mais o conceito de massagem para a população que percebe cada vez mais como essa técnica é relaxante e terapêutica.

Em muitos lugares como Estados Unidos, Europa Ocidental e China a massagem é considerada uma forma de tratamento bastante valorizado, conceituado e divulgado entre a população como forma alternativa de tratamentos para dores e doenças, feito sempre com segurança e profissionalismo.

Há lugares em que os atendimentos por tratamentos alternativos são até mesmo mais procurados do que os atendimentos hospitalares!

Possíveis clientes para focar

Após decidir onde atuar é importante pensar no seu público, concorda? No Brasil, as classes A e B são as que mais gastam com tratamentos alternativos para dores e doenças, por exemplo. Por outro lado, o poder aquisitivo tem melhorado e outras classes também estão conseguindo ter acesso à terapias alternativas como a massagem.

Não se esqueça que a massagem é um tratamento auxiliar ou complementar da medicina tradicional. De forma alguma o massagista ou massoterapeuta pode se achar no lugar de um médico, não tendo, assim, permissão para prescrever remédios ou realizar diagnósticos para doenças, por exemplo.

O que você como profissional da massagem pode fazer é andar de mãos dadas com os tratamentos hospitalares, auxiliando nos tratamentos medicinais mais tradicionais para ajudar numa recuperação ou cura mais rápida do cliente, ajudando em seu bem estar.

Saia na frente dos seus concorrentes!

Mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades do mercado, sem deixar de atualizar seus estudos e leituras de livros e apostilas. Conheça o maior número possível de técnicas de massagem para se diferenciar dos concorrentes. A internet é um excelente facilitador para isso, visto que possui tanto material bom e muitas vezes gratuito!

Lembre-se que você trabalha com o que é considerado como terapia complementar, andando de mãos dadas com a área da saúde, mas você não é médico! Seu trabalho é auxiliar pessoas saudáveis que queiram diminuir o estresse do dia a dia do trabalho e pessoas que querem aliviar sua musculatura após alguma doença ou tratamento realizado num centro médico.

Uma dica bem legal e sempre atual é focar no marketing para atrair e reter clientes. As redes sociais estão acessíveis para grande parte da população e se tornam cada vez mais uma forma de referência na busca por lugares ou profissionais bem recomendados por outras pessoas. Pense nisso e não perca tempo, trabalhe bem as ferramentas de marketing para o seu negócio avançar cada vez mais! 



A gratidão da pessoa que recebe uma massagem é algo bastante satisfatório, não é mesmo? Ela chega para fazer a massagem cheia de dores e sai toda sorridente e se sentindo mais leve, justamente por ser um tratamento preventivo e curativo! Por existir há milhares de anos nas civilizações, o mercado de trabalho para massagistas estará sempre em alta!

Esse foi o nosso conteúdo de hoje. E lembre-se que o NeritClin, o sistema de gestão de clínicas de estética mais completo do mercado, pode te ajudar desde o início das atividades da sua empresa. 

Você pode pedir uma demonstração gratuita para um de nossos especialistas e, assim, entender melhor as vantagens da nossa plataforma.

Para não perder nada do que a gente escreve por aqui, assine a newsletter e acompanhe as nossas redes sociais. Até a próxima! :)

 

Lívia Nogueira

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar