8 requisitos para montar uma clínica de estética

por Lívia Nogueira em 11/01/2021 ⇠ Veja outros Posts

 

Para montar uma clínica de estética, questões importantes são necessárias no momento do planejamento, como estrutura, pessoal, mercado, custos e ponto de retenção.

Abrir uma clínica de estética é um bom investimento. Homens e mulheres buscam cada vez mais por procedimentos em seus corpos e rostos em busca de uma auto estima mais elevada.

No post de hoje veremos com detalhes o que é preciso colocar em prática em relação aos quesitos acima para que você consiga montar uma clínica de estética e se destacar no mercado!

clínica de estéticaPrimeiramente, é importante pensar com atenção na apresentação. É preciso estar atento à apresentação do seu negócio para causar uma boa impressão e atrair a clientela. Clínicas de estética são empresas que visam prestar serviços de tratamentos corporais e faciais, com diversos cosméticos e equipamentos, onde o objetivo é o relaxamento, melhora ou reabilitação da estética e saúde da cartela de clientes.

Levando em consideração esses conceitos, confira o que é necessário para montar uma clínica de estética:

1 - Estrutura

As salas de atendimento precisam ser individuais para que apenas um cliente por vez seja atendido e tenha sua privacidade garantida.

Estruturas básicas como banheiros, bebedouros e sala de espera são necessários para criar o ambiente receptivo e aconchegante, afinal é a primeira impressão que o cliente terá antes de ser atendido. Por fim, um ambiente para o setor administrativo da clínica também é de grande importância, e não é interessante que ele fique à vista dos clientes. Lembre-se que ali é um momento de relaxamento e não queremos 'cortar o clima'.

Assim como outras empresas ligadas ao ramo da saúde e beleza, é importante se atentar a limpeza do local, boa apresentação dos funcionários e qualidade dos produtos e aparelhos utilizados, pois isto é fundamental para atrair e reter clientes.

2 - Setor pessoal

Para exemplificar este tópico tenha em mente uma clínica de estética de pequeno porte. É necessário que, além do proprietário, haja também um auxiliar administrativo, esteticista ou tecnólogo em estética responsável pelos atendimentos e uma equipe de serviços gerais para limpeza e serviços de copa/cozinha.

A quantidade de pessoas vai depender dos serviços que você oferece e de quantas horas a clínica ficará aberta. Em shoppings, por exemplo, é necessário ter 2 turnos, pois geralmente ficam abertos até as 22 horas.

3 - Mercado

Em relação ao mercado, é importante salientar que o setor de beleza e estética está sempre em mudanças, apresentando diversas novidades com grande frequência. Com isso, faz-se importante uma constante implantação de novas tecnologias e tratamentos que consigam satisfazer os clientes. Desta forma, eles continuarão fiéis à sua clínica.  

O setor de depilação a laser, por exemplo, sofreu diversas mudanças desde o início das clínicas de estética, pois a cada ano surgem novas máquinas de depilação, sendo cada vez mais eficientes e que causam menor dor ao paciente. Por isso é importante que um bom tempo de preparação seja dedicado escolhendo os melhores equipamentos para sua clínica!

4 - Custos

E o valor para manter uma clínica de estética? Bom, esses valores dependem de alguns fatores como o tamanho do estabelecimento, a localização em que se encontra, as especialidades que serão oferecidas ao público e a estratégia que sua empresa irá adotar. Levando em consideração uma clínica de estética de pequeno porte, os custos mensais ficam numa média de R$ 25 mil, segundo dados do SEBRAE. 

5 - Começar do zero ou abrir uma franquia?

Uma das vantagens de se montar uma clínica de estética é o constante crescimento deste tipo de mercado no Brasil. É um formato que está sempre englobando novas tecnologias e técnicas, buscando obter resultados cada vez mais satisfatórios, responsáveis pela procura e fidelização dos clientes.

Além da opção de abrir uma clínica de estética do zero, há também a possibilidade de abrir uma franquia, cuja vantagem é que com a franquia o empresário responsável já terá o apoio gerencial formado, visto que é padronizado o ambiente de trabalho, instalações, processos, etc. Tudo é oferecido pelas franquias ao responsável por abrir um novo espaço.

Importante levar em consideração os prós e contras financeiros e gerenciais de se optar por uma franquia ou um estabelecimento do zero. Caso opte pelo funcionamento da franquia, o franqueado precisa desembolsar o valor para um investimento inicial, bem como taxas de franquias e royalties (no caso de tecnologias e técnicas próprias do franqueador).

6 - Concorrência

Com o avanço tecnológico e a quantidade de clínicas de estética sendo abertas, é preciso ficar atento na concorrência para que você se destaque no mercado. O aumento de profissionais qualificados e aumento do mercado consumidor nas mais diversas classes sociais torna o setor cada dia mais atraente para novos empresários, o que faz a concorrência ser ainda mais acirrada.

E o que fazer? Primeiramente é importante criar estratégias de análise de concorrência antes de montar sua clínica. 

Alguns pontos importantes a serem analisados sobre a concorrência:

- Produto e serviço oferecidos

- Métodos gerenciais

- Desempenho 

- Publicidade

Analisando esses e outros fatores, você saberá o que precisa de melhoria e o que é preciso fazer para realizar diferenciações de produtos e serviços que se destaquem no mercado. 

Seu concorrente não é algo que é preciso vencer com unhas e dentes, mas sim um ótimo professor para que você aprenda com bons exemplos e possa aplicar na sua clínica, diversificando o máximo que puder, agregando valor, atraindo, retendo e encantando clientes!

Aprender com outras empresas só tende a trazer benefícios, para que sua clínica ofereça um serviço com qualidade cada vez maior. Use da concorrência da melhor forma, não a veja como algo negativo!

7 - Localização

A escolha da localização é essencial e você precisa escolher um local que apresente um potencial público-alvo consumidor dos seus serviços. Interessante que seja uma região frequentada por pessoas de diversas classes sociais e idades, para que possa atingir o máximo de pessoas possíveis!

Avenidas próximas de outros empreendimentos comerciais ou próximos a alguma academia ou salões de beleza também são dicas interessantes a serem levadas em consideração no momento de escolha de onde abrir sua clínica de estética!

8 - Informatização

Na hora de montar sua clínica de estética, que tal tirar as coisas do papel e automatizá-las para que, assim, otimize o tempo e serviço da sua equipe de funcionários? Com um software CRM especializado a gestão da sua clínica será muito mais eficiente!

O NeritClin tem diversas funcionalidades para otimizar o trabalho da sua clínica, além de preços acessíveis para todos os tamanhos de clínicas, de pequenas a grandes franquias.


Se atente para esses fatores para montar uma clínica de estética, pensando sempre no bem estar dos seus funcionários e clientes para que haja um ambiente de trabalho saudável e acolhedor para todos.

Esse foi o nosso conteúdo de hoje. Esperamos que ele tenha sido muito útil para você! E lembre-se que o NeritClin, o sistema de gestão de clínicas de estética mais completo do mercado, pode te ajudar desde o início das atividades da sua empresa. 

Você pode pedir uma demonstração gratuita para um de nossos especialistas e, assim, entender melhor as vantagens da nossa plataforma.

Para não perder nada do que a gente escreve por aqui, assine a newsletter e acompanhe as nossas redes sociais. Até a próxima! :)

 

Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritClin.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar