5 dicas de como fazer networking na área de estética

por Lívia Nogueira em 16/06/2021 ⇠ Veja outros Posts

Ter bons contatos através de um networking bem feito é uma excelente forma de você e sua clínica de estética serem vistos por outros profissionais da área.

Como fazer networking na área de estética é o post de hoje. Não basta ser um profissional de qualidade e experiente, com um bom networking você tem mais chances de ser indicado para uma vaga de emprego, por exemplo.

Construir relacionamentos sólidos e de confiança com as pessoas abre portas no mercado de trabalho. Acompanhe nossas dicas de como fazer networking na área de estética e saia na frente!

O que é networking?

O ato de desenvolver relações profissionais com pessoas da mesma área que a sua e utilizar isso de alguma forma. É uma rede de relacionamentos ou rede de contatos onde há o cultivo de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

Muitos profissionais procuram fazer um bom networking para conseguir uma boa vaga de emprego ou recolocação no mercado. Outros, que já estão empregados na área, buscam conhecer as novas tendências da área de estética.

O fato de conviver com pessoas da área, grandes nomes, permite que você se conecte às pessoas que já atuam na área, bem como abre um leque de possibilidades de se conhecer o que há de novo no mercado. Com essa convivência e frequentando os mesmos espaços que os profissionais da área de estética frequentam, você traz para si um novo vínculo de pessoas que possuem o mesmo interesse que você e tem a possibilidade de participar de eventos e discussões enriquecedoras!

Todos ganham com a troca que o networking possibilita. É um maravilhoso intercâmbio de conhecimentos! Os outros profissionais que também estão na busca por um bom networking conseguem usufruir da sua experiência, visto que é dada a eles a oportunidade, por exemplo, de te ouvir mostrar as experiências e os desafios que você já enfrentou ao longo da carreira.

Com tanta experiência compartilhada, através do networking você terá sempre orientação e apoio, onde você pode conseguir boas dicas e tirar dúvidas sobre determinadas questões do mercado de estética e isso poderá contribuir para o seu crescimento durante sua vida profissional.

Alguns passos são essenciais para um bom networking na área de estética:

1 - Onde estão os seus contatos?

No momento de criar seu networking é preciso traçar um objetivo de acordo com o que você busca. Frequente os eventos que mais condizem com a finalidade que você pretende e aborde as pessoas de forma que isso possa ampliar a sua rede de forma positiva.

Para ficar por dentro das novidades do mercado, o ideal é que você procure se inserir em feiras, eventos e palestras focados na área de estética.

Cercado de pessoas que visam o mesmo objetivo, você aprenderá então novas técnicas, o que há de novo no mercado, poderá debater sobre suas ideias com outros profissionais da área, etc.

Fazendo parte do mesmo ambiente que os outros profissionais da área de estética estão, há maior chance de você ser notado por outros esteticistas que querem algum tipo de parceria para ajudar no trabalho desenvolvido.

Em tempos de pandemia procure também por eventos online, pois também são excelentes na construção do networking. Lembre-se que para ser lembrado é preciso ser visto! Sempre que der compareça em eventos presenciais ou online.

2 - Realize uma pesquisa sobre os eventos antes de frequentá-los

Sempre que vamos frequentar algum grande evento, feira ou exposição da nossa área no mercado de trabalho, é importante buscar informações com antecedência, para não chegar no local onde haverá grandes nomes da área e você não esteja preparado sobre como agir com o pessoal.

Pesquise sobre o evento, os nomes dos profissionais que estarão lá, suas especialidades, etc. Desta forma você terá um pré-conhecimento sobre a carreira deles, quais as linhas de pesquisa, os resultados dessas pesquisas que serão levados ao público através dos debates no evento e por aí vai.

Preparando-se dessa forma você irá ao evento com ideias na mente sobre o que perguntar, assuntos que quer levantar no debate para enriquecer a palestra do profissional que você admira.

Prepare também uma apresentação sobre você de forma objetiva. Com isso você será visto como uma pessoa interessada de fato no evento, não apenas um ouvinte e assim as pessoas poderão conhecer a sua trajetória e seus objetivos.

3 - Como abordar os profissionais presentes

É importante se preparar para o evento, mas é importante também saber abordar os profissionais da sua área que estarão no evento e manter um diálogo sólido e construtivo para ambas as partes.

Em eventos voltados para um determinado nicho profissional, há sempre os presentes que são mais comunicativos e dão liberdade para que uma conversa comece de modo convidativo, mas há também os que não dão essa liberdade. 

Com esse segundo estilo de pessoa crie uma aproximação aos poucos, tentando se inserir na conversa através de algum gancho em assuntos que aquele grupo de pessoas esteja dialogando. Mostre interesse de forma educada, inserindo sua opinião sobre o assunto e seu conhecimento sobre aquele tema. Assim a conversa flui de forma natural.

Para manter contato além do evento, ao invés de apenas ficar uma conversa de momento, procure pedir o contato da pessoa. Um cartão de visita, e-mail, ou número do whatsapp profissional, por exemplo. As redes sociais também são excelentes para manter contato. Como estamos falando sobre algo profissional, procure saber apenas o Linkedin.

4 - Mantenha suas redes sociais atualizadas

Assim como os eventos presenciais e virtuais têm sua importância, as redes sociais também são necessárias. Se com os eventos você consegue fazer um bom networking, nas redes sociais você tem a possibilidade de manter contato com as pessoas que conheceu e assim continuarem trocando conhecimentos e compartilhando ideias.

O Linkedin é uma rede social voltada exclusivamente para negócios e foi fundada em 2002. Nela você pode acompanhar o trabalho de outras clínicas de estética ou de outros profissionais autônomos que sejam referência no mercado de estética. Há também quem publique artigos acadêmicos e discussões interessantes no ramo para manter uma rede de diálogo e interações.

Mantenha sempre suas redes sociais atualizadas para que você seja lembrado pelos seus colegas de profissão e outros inseridos na área que podem gerar boas trocas de conhecimentos. Gere valor na área de estética! Faça a diferença. Publique suas experiências, interaja com as pessoas, peça feedbacks.

5 - Tenha um bom planejamento

Ter em mente o que você quer manter e o que quer conquistar na sua profissão é essencial para traçar um planejamento eficaz e alcançar os seus objetivos ao longo da sua carreira na área de estética.

Pesquise os eventos que acontecerão na sua cidade ou nas proximidades, esteja presente neles, estude bastante sobre a sua área e áreas que gostaria de aprimorar para ampliar os serviços que você oferece.

Capacitação e experiência profissional são muito importantes, mas se planejar para estar sempre em constante evolução não te deixa no comodismo e auxilia que você alcance suas metas de forma cada vez mais eficiente e rápida.

 

Lembre-se que o networking é preciso ser feito com frequência. Não se permita ficar estagnado após conhecer um determinado número de profissionais da área de estética apenas. 

Conhecer cada vez mais pessoas do mesmo nicho que você é uma referência muito importante para evoluir cada vez mais no seu trabalho através de trocas de experiências. Leia artigos e procure sempre interagir com outros profissionais.

Esse foi o nosso conteúdo de hoje. E lembre-se que o NeritClin, o sistema de gestão de clínicas de estética mais completo do mercado, pode te ajudar desde o início das atividades da sua empresa. 

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Lívia Nogueira

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