Planejamento financeiro de clínicas de estética

por Mariana Silva em 12/Sep/2018 ⇠ Veja outros Posts

Para uma clínica de estética chegar ao sucesso verdadeiro, uma das primeiras ações deve ser a de elaborar um bom planejamento estratégico financeiro. Todo o desenvolvimento do negócio depende disso.

Um planejamento financeiro eficiente promove a otimização do tempo e dos investimentos, sendo capaz de impulsionar os lucros da clínica de estética e evitar o desperdício com despesas desnecessárias. Isso porque elas são identificadas com maior facilidade e em menor tempo.

O planejamento financeiro para clínicas de estética também é o que permite que uma série de problemas possam ser evitados, como o endividamento, por exemplo. Mas seguindo algumas ações simples, é super possível manter em dia a saúde financeira de sua empresa e obter resultados cada vez melhores.

Neste post vamos passar pelas principais dicas ao mesmo tempo que mostramos a importância de ter e manter esse controle. Vamos lá!

Tenha tudo registrado

Ao pensar na gestão financeira de uma clínica de estética, é preciso criar uma rotina de registro no dia a dia de todas as receitas e despesas, tanto as fixas quanto as eventuais.

Muitas clínicas e negócios em geral fazem esse controle financeiro à moda antiga, usando inúmeras planilhas. O que torna o processo muito mais trabalhoso e confuso. Chegou a hora de simplificar! A melhor maneira de fazer isso é usando um sistema de gestão para catalogar todo o fluxo de caixa e ter a mão cada movimentação financeira realizada na clínica de estética.

Registre desde os gastos maiores e fixos como pagamento dos funcionários e fornecedores, até despesas menores e mais variáveis como materiais de limpeza, materiais de escritório, plano de internet e telefonia, e claro, anote cada movimentação que não estava prevista.

Controle as despesas com atenção

Faça um levantamento de todas as despesas fixas da clínica, aquelas que são essenciais e que o funcionamento dependa delas. Geralmente elas dizem respeito às contas de água, luz, internet, segurança, aluguel, impostos, etc. Elas só devem ser alteradas em último caso.

Mas elas também devem ser acompanhadas com muitas proximidade. Certifique-se que as cobranças estão corretas e que nada está sendo cobrado a mais. Outro ponto relevante a respeito dessas contas é que a quitação delas deve ser priorizada, tendo em vista os altos encargos atribuídos ao atraso nos pagamentos, que podem ser o que está fazendo o seu orçamento estourar.

Além dos atrasos, atente-se também se a sua clínica está utilizando os melhores planos disponíveis. Internet, TV a cabo e telefone, por exemplo, possuem planos diversos e alguns podem não ser exatamente o que seu negócio precisa ou está podendo pagar no momento.

Se essa dúvida surgir, pesquise pelos planos mais em conta e que atendam melhor as necessidade da empresa. Se necessário pechinche com a operadora responsável. Existem profissionais especializados que fazem esse tipo de consultoria. Eles podem analisar estes gastos com base nas necessidades da clínica e buscando as melhores alternativas

Isso traz uma economia a longo prazo muito considerável. Sobrará dinheiro que poderá ser investido em outras coisas, como aparelhos e tratamentos mais modernos, manutenção e reformas, a contratação de novos funcionários ou pode ir para um fundo de reserva para emergências.

Por isso é preciso levantar as despesas secundárias e menos relevantes, estas sim podem ser enxugadas a fim de manter as contas em ordem.

Conte com profissionais especializados

É normal que a gestão de clínicas de estética inclua tantas funções que muitas vezes seja necessário terceirizar essa tarefa, deixando-a a cargo de uma pessoa ou pessoas responsáveis unicamente por isso.

E isso não é um problema. Na verdade muito pelo contrário, pode ser muito necessário e proveitoso. Principalmente quando o negócio começa a expandir e tomar uma proporção maior.

Contrate um profissional ou uma equipe com formação administrativa-financeira. Esses especialistas terão uma visão mais criteriosa sobre o panorama financeiro, perspectivas que alguém sem essa capacitação pode deixar passar por falta de conhecimento. Dê preferência a pessoas que possuam uma experiência na área da beleza e estética.

Além do mais, designar essa função à alguém também acaba liberando tempo para cuidar de outras tarefas, que também são de suma importância, como as estratégias de marketing, o atendimento, qualidade dos tratamentos, gestão de pessoal, etc. As incubências são inúmeras e é importante dar a atenção devida a cada uma delas.

Conte com um sistema de gestão

Dentre as inúmeras funções destinadas à gestão e ao marketing de clínicas de estética, a funcionalidade financeira promete melhorar em 100% o controle das contas.

Com o NeritClin, índices relativos às despesas, rentabilidade, lucros, fluxo de caixa, inadimplência, etc., ficam muito mais fáceis de serem acessados e monitorados. Os responsáveis conseguem visualizar e registrar de forma clara e objetiva todas as transações financeiras de sua empresa, tanto de entrada como de saída.

A medida que esses dados são inseridos, o sistema vai criando, automaticamente, relatórios e gráficos muito intuitivos que mostram os dados e informações mais importantes para o bom gerenciamento financeiro de sua clínica de estética.

Do mesmo modo, realizar a emissão de notas fiscais fica muito mais simples, já que o sistema também é capaz de emitir esse tipo de documento de forma totalmente digitalizada.

Uma das principais vantagens do uso do sistema é a segurança dos dados financeiros. O acesso a essas informações é restrito conforme a necessidade. É possível fornecê-los apenas aos membros que desejar.

Além disso, as informações são salvas na nuvem, podendo ser acessadas de diferentes dispositivos e dispensado o uso de cadernos e livros de caixa. Isso é ótimo, pois evita que esses documentos se deteriorem, se percam ou sejam extraviados.

Peça uma demonstração ou um teste gratuito para entender melhor todas a formas como o nosso sistema é capaz de ajudar na gestão e no marketing de sua clínica de estética, melhorando a saúde financeira do seu negócio. Vamos ficar muito felizes em poder tirar todas as suas dúvidas!

E então, o que achou do nosso conteúdo? Conte para a gente. Esperamos que ele seja muito útil para os seus negócios. Caso tenha alguma sugestão de assunto que quer ver aqui no blog, é só deixar nos comentários logo abaixo.

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e seguir a gente nas nossas redes sociais para não ficar por fora de nenhum dos nossos conteúdos e novidades. Até a próxima!


Mariana Silva

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606
31 3047 5405

© NeritClin

by nerit