Retenção de clientes em clínicas de estética

por Mariana Silva em 28/Sep/2018 ⇠ Veja outros Posts

O êxito de qualquer negócio está intimamente relacionado à sua capacidade de manter os consumidores em sua base regular de clientela. Ou seja, que as pessoas continuem consumindo seus produtos e serviços. 

É completamente normal que uma parte da clientela se renove com uma certa frequência e você se veja perdendo consumidores e recebendo novos. Mas é possível (e necessário) saber manter aqueles já ganhos, investindo em estratégias que visem a fidelização de clientes.

Inclusive é bastante comum que em alguns negócios os gestores foquem mais na captação de clientes e em conquistar cada vez mais contatos, se esquecendo de algo muito importante: a fidelização e a retenção de clientes em clínicas de estética. Mas ela é algo primoridial para a saúde financeira de qualquel negócio. Entenda.

Por que investir na retenção de clientes?

Esse é um conceito essencial de se trabalhar e colocar em prática, já que a retenção é muito mais viável financeiramente do que a captação. As estratégias são mais baratas e mais descomplicadas, uma vez que a parte mais difícil, que é a conquista, já está consolidada.

No entanto, recuperar um cliente perdido é ainda mais caro do que conquistar um novo. Isso faz da retenção é uma estratégia mais eficaz e certeira.

É importante considerar também o fato de a estética ser uma área que as experiências contam muito nas decisões de compra. As pessoas costumam optar por efetivar suas compras baseadas e influenciadas pela opinião de outras que já passaram por aquilo.

Quando um cliente é retido e se sente realmente satisfeito com o serviço que recebe, é bem provável que ele seja capaz de trazer mais pessoas consigo.

Entenda quais são os maiores motivos que fazem seus clientes irem embora

Esse é o primeiro passo para colocar em ação suas estratégias de retenção. Entender o que está fazendo seus clientes não permanecerem em sua clínica é essencial para reverter a situação.

Você pode descobrir isso diretamente com ele, perguntando ao tentar o contato. Geralmentes as razões mais apontadas são um atendimento pouco solícito e indiferente, quando sentem que suas reclamações não são ouvidas e atendidas e quando são captadas por algum concorrente, pois acham suas ofertas e/ou serviços mais vantajosos (seja por causa do preço mais atrativo ou pela qualidade do serviço). Sabendo disso, é possível realizar as mudanças necessárias.

Em um relacionamento sério com o cliente

Uma das primeiras ações que devem ser pensadas ao se investir na retenção é o relacionamento com o cliente. Eles querem se sentir especiais, e não como se fossem apenas mais um na lista de contatos.

O atendimento físico precisa ser impecável, quanto a isso não há dúvidas. Treine muito bem seus funcionários e atendentes para serem sempre muito solícitos e atenciosos, sempre prontos a tirar dúvidas, principalmente quando um novo cliente surge com questionamentos. Por isso é preciso investir no treinamento e desenvolvimento de todos os colaboradores.

O marketing digital também pode ser usado para melhorar o relacionamento. Use as redes sociais para estreitar os laços e estar sempre próximo dos clientes, dessa forma você pode ajudá-lo com suas dúvidas e disponibilizar informações sobre os procedimentos, por exemplo. Esse tipo de ação ajuda a garantir o bom atendimento, que vai além do espaço físico da clínica.

É importante que o cliente veja que ele é uma prioridade. Outra forma de investir neste vínculo é através do e-mail marketing. Use-o como uma ferramenta de relacionamento alinhada às estratégias de marketing. Com ele você pode enviar menssagens super personalidas e totalmente direcionadas a partir do perfil de cada cliente. Mande mensagens de felicitação nos aniversário e datas especiais (dias das mães, por exemplo) e mostre que você conhece sua clientela e se importa com cada um. 

O NeritClin, plataforma de gestão para clínicas de estética conta com essa funcionalidade de e-mail marketing. Para saber mais, peça um demonstração gratuita e se encante com o nosso sistema!

Invista na ambientação de sua clínica

Além disso tudo que já falamos aqui, um outro ponto que deve ser alvo dos investimentos é a ambientação de sua clínica de estética, deixando todos os lugares que o cliente pode vir a transitar muito aconchegantes e receptivos.

É necessário pensar nisso pois a retenção de clientes em clínicas de estética depende de toda a experiência da pessoa relacionada ao seu negócio, não apenas a parte financeira ou a presença nas redes sociais, por exemplo.

Que tal conferir as nossas dicas de decoração para clínicas de estética? Neste post temos várias sugestões para você deixar o espaço mais agradável e garantir o bem estar de todos.

O que achou das nossas dicas para trabalhar a retenção de clientes em clínicas de estética? Já pratica alguma delas no seu negócio ou sabe de mais alguma que é garantia de sucesso? Conta pra gente nos comentários! Queremos saber mais sobre as suas experiências no mercado.

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Mariana Silva

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