5 formas de tornar minha clínica de estética indispensável

por Lívia Nogueira em 09/08/2021 ⇠ Veja outros Posts

Conquistar clientes não é tarefa fácil, mas retê-los é ainda mais desafiador.

Confira no post de hoje como tornar sua clínica de estética indispensável, para que os clientes que você já conquistou continuem frequentando sua clínica sem pensar em buscar o concorrente.

Quando a clínica é bem sucedida em fidelizar clientes, naturalmente se tornará uma empresa cujo serviço é indispensável e terá considerável parcela de clientes fixos, além do benefício do marketing gratuito da sua empresa, visto que como se sentem satisfeitos com sua clínica, não pensarão duas vezes em indicar para outros conhecidos.

O essencial é criar formas de fazer com o cliente se sinta dependente dos serviços oferecidos pela sua clínica de estética, criando sempre práticas que agreguem valor nas experiências dos clientes. Acompanhe nossas dicas:

 

  • Invista no cartão fidelidade

Essa ideia ajuda bastante a fortalecer a relação do cliente com seu espaço, pois mostra a ele o quanto você e sua equipe o valorizam por sempre serem tão fiéis.

Descontos são sempre bem vistos pelo cliente e podem ser feitos de diversas maneiras. Coloque a criatividade em prática!

Criar cupons, gerar pacotes de atendimento com um determinado número de sessões e dar uma a mais de brinde, ou desconto por tempo de casa ou de presente de aniversário, por exemplo, são boas estratégias!

 

  • Mantenha-se atualizado sobre o mercado

A área de estética sempre apresenta muitas novidades, seja nas novidades sobre aparelhos novos, seja em novos procedimentos estéticos. Atente-se sempre para todas as novidades!

Sua clínica precisa oferecer o melhor serviço e estar sempre atualizado sobre tratamentos que estejam em alta demanda pelos clientes ou que a mídia esteja divulgando, pois certamente é o que os clientes querem.

Caso sua clínica não tenha os melhores e mais atuais tratamentos do mercado, corre o risco de você perder clientes para o concorrente que disponibiliza aquele tratamento, assim como perder a chance de conquistar novos clientes.

Cuida para que a sua clínica seja o mais completa possível, de forma que ofereça os melhores e mais atuais procedimentos estéticos. Além disso, mantenha um ambiente moderno e deixe seus clientes sempre informados sobre as novidades através da divulgação nas redes sociais, e-mails ou mensagens de whatsapp, por exemplo.

Tudo isso manterá seus clientes satisfeitos e, consequentemente, serão cada vez mais fiéis aos seus tratamentos oferecidos pela sua empresa.

Estar por dentro de congressos e feiras também é essencial para que você e sua equipe mantenham-se atualizados sobre as novidades no mercado de estética. Fique atento no que está rolando na sua cidade ou online.

 

  • Acompanhamento personalizado ao cliente

Manter um controle de organização de quais são os tratamentos e procedimentos estéticos mais procurados pelos clientes é muito importante para que eles vejam sua clínica com um diferencial a mais.

Converse com os clientes, saiba quais as expectativas de cada um deles, para que assim sua equipe consiga oferecer a eles dicas de produtos e tratamentos. Além disso, dar sugestões do que pode ser útil para o resultado que eles esperam do procedimento realizado fará com que se sintam que sua equipe se preocupa para que os resultados sejam alcançados com maior eficiência.

Com esse acompanhamento, você e sua equipe criam uma relação de dependência entre o cliente e a clínica, pois ele sentirá que vocês se importam com o sucesso do resultado do procedimento e virá sempre atrás de dicas, informações e conhecimentos.

 

  • Lembretes virtuais

Há diversas vantagens em lembrar o cliente do horário que ele está agendado: você fideliza o cliente, evita faltas e atrasos que geram transtorno e prejuízo para sua clínica e oferece um serviço útil.

Entre as formas mais comuns de criar lembretes estão o e-mail, SMS e whatsapp. O whatsapp tem uma taxa de abertura de 70% pelos usuários, o que faz com que seja a forma mais recomendada atualmente, pois a cada vez mais o SMS cai em desuso, por exemplo, e o e-mail não apresenta uma taxa de abertura rápida e tão alta como o whatsapp.

Além de lembrete de horários marcados e agendamentos, você pode utilizar essa forma de contato para lembrar ao cliente que está na época de marcar a renovação do tratamento ou procedimento estético e sessão de manutenção. 

Quando o lembrete for para confirmar o horário, o ideal é que seja enviado ao menos 1 dia antes para que assim, caso haja desistência, sua equipe de atendimento consiga marcar para outra pessoa e não deixar horário vago em sua clínica.

 

  • Bom relacionamento com o cliente

Uma forma de se aproximar do cliente sem ser invasivo é enviar mensagens para ele em datas comemorativas importantes como aniversário, por exemplo.

Outra boa estratégia é criar promoções nos serviços oferecidos pela sua clínica. Desconto para aniversariante, desconto para quem indicar a clínica para os conhecidos... Há diversos exemplos que podem ser colocados em prática que oferecem vantagens para os clientes mais fiéis.

Além disso, mantenha sempre um atendimento com bastante simpatia desde a recepção até o momento da consulta, para que o cliente se sinta sempre bem-vindo.

Tudo isso ajuda a fidelizar clientes e sentirem que sua clínica é indispensável. Coloque cada uma das formas mencionadas em prática e sucesso sempre em sua clínica!

 

Esse foi o nosso conteúdo de hoje. E lembre-se que o NeritClin, o sistema de gestão de clínicas de estética mais completo do mercado, pode te ajudar desde o início das atividades da sua empresa. 

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Lívia Nogueira

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