9 dicas de como vender mais na crise

por Lívia Nogueira em 20/05/2021 ⇠ Veja outros Posts

Com a pandemia do coronavírus, diversos estabelecimentos se prejudicaram bastante ou até mesmo tiveram que fechar as portas. Como vender mais na crise é um dilema aos que estão resistindo.

Mesmo com muita dor de cabeça e estresse para os gerentes de vendas, a gestão não pode parar de cobrar resultados. Com isso, os vendedores acabam ficando desmotivados por não conseguirem vender e o desafio de segurar o lucro se torna ainda mais difícil.

É possível obter resultados tão bons quanto em tempos antes da crise pela pandemia. Mas afinal, como vender mais na crise? É preciso se reinventar, adaptar, aparecer nas redes sociais e, assim, evitar cenários desastrosos. Confira!

1 - Mantenha seus funcionários motivados

Ter uma equipe motivada e bem preparada é muito importante para o desempenho da sua clínica. Aproveite a crise para rever alguns processos e métodos utilizados que não obtinham tanto sucesso.

Capacitando sua equipe de vendas com as melhores técnicas do mercado, padronizando ações e metodologias. Conheça seu time, identifique as habilidades que precisam ser trabalhadas, pergunte o que o time quer aprender ou aprofundar, aproveite o conhecimento que eles já possuem e mostre sempre empatia utilizando de formas didáticas de ensino para que eles se interessem.

 

2 - Foque no seu serviço principal

Dentre os serviços que sua clínica oferece, qual é o carro chefe? O que é mais indispensável para as pessoas, mesmo em momentos de crise? 

Reflita com sua equipe sobre isso para que vocês consigam divulgar da melhor forma através do marketing digital e boca a boca.

Foque no que é mais vendido e é indispensável para os seus clientes, pois em épocas de crise as pessoas não irão focar em certos procedimentos e serviços.

 

3 - Faça upsell e cross sell

Com essas duas estratégias você consegue ajudar sua equipe a vender mais.

Enquanto o upsell se baseia em vender a versão premium de algo, trazendo alguma forma de benefício que a deixe mais cara, o cross sell é baseado em vender mais serviços/produtos junto com a compra original.

Um exemplo de cross sell é a criação de pacote de atendimentos que falaremos a seguir. 

 

4 - Crie pacotes de atendimentos

Geralmente os clientes que frequentam uma clínica de estética realizam mais de um tipo de procedimento. 

Oferecer um serviço diferenciado através de pacotes com vários tratamentos que se completam e darão um resultado ainda mais satisfatório é uma excelente ideia! Ainda mais ao pensar que isso poderá aumentar suas vendas.

Algumas clínicas utilizam a estratégia de fazer pacotes de atendimentos em datas específicas, mas em época de crise como a que estamos vivendo com a pandemia pode ser uma ótima saída deixar constantemente à disposição dos pacientes para que vocês façam os melhores pacotes para que possam melhor atendê-los e deixá-los realizados!

Um tópico essencial nos pacotes de atendimentos é ter um diferencial de preço em comparação aos atendimentos comprados de forma individual, para que os clientes vejam vantagem financeira no pacote escolhido e seja estimulado a comprar, não apenas vantagem de realização pessoal.

 

5 - Faça promoções

Essa não pode faltar. Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo?

Que realizar promoções ajuda a vender mais, todos sabem, mas você já parou pra pensar na melhor forma de colocá-las em prática?

Foque em datas comemorativas para lançar promoções. Eventos de estética e lançamentos também são interessantes para criar promoções dos serviços oferecidos em sua clínica.

Oferecer valores especiais para os que já são clientes da sua clínica há mais tempo é um diferencial bem interessante também. Faça-o se sentir acolhido e lembrado por você, coloque o nome e aniversário deles na agenda da sua clínica para oferecer um desconto especial no dia do seu aniversário e dê a eles esse super presente!

 

6 - Divulgue sua clínica nas mídias sociais

Nesse período de pandemia que estamos vivendo o acesso a internet aumentou ainda mais, visto que não é possível aglomerar e eventos e muitas pessoas ainda estão trabalhando no estilo home office. É preciso aproveitar esse momento da forma que podemos. Focar no marketing digital é uma excelente ideia de como vender mais na crise!

Pesquise quais são as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes. Muitos utilizam cada vez mais o Instagram para buscar serviços e produtos que as interesse, por exemplo, ao invés de pesquisar pelo Google, pois pelo Instagram é possível ver de forma mais rápida o feedback de outros clientes pelos comentários das postagens, por exemplo.

Além das mídias digitais serem importantes para relações pessoais, se tornam um ambiente cada vez mais propício para divulgação de negócios. Além do Instagram citado anteriormente, foque também em site próprio, e-mail e Facebook.

 

7 - Faça parcerias

Parcerias são excelentes para divulgar seu trabalho e os serviços que sua clínica oferece, já pensou nisso?

Você pode entrar em contato com fornecedores, blogueiras/influencers, empresas que vendem produtos do segmento de estética, esteticistas, etc.

As parcerias com influencers têm sido cada vez mais utilizadas ao focar em vender mais, basta encontrar uma personalidade cujo público-alvo tenha a ver com a sua persona.

Um exemplo é oferecer cupom de desconto ao parceiro, pois o cupom incentiva potenciais clientes e, assim, você terá um controle maior de quantos contatos aquela parceria está trazendo para a sua clínica.

Um fator importante é combinar como será feita a troca com as parcerias. Muitos preferem a permuta de divulgação e você pode ainda, disponibilizar ao influencer em questão algum pacote de tratamento de sua preferência como benefício pela divulgação do seu serviço.

 

8 - Conte com um software de gestão

Aqui, a grande vantagem é melhorar a produtividade da equipe de vendas da sua clínica, pois através de um programa específico as tarefas são automatizadas, permitindo ao vendedor de  fato vender mais, ao invés de ficar preenchendo papéis.

Automatizando tarefas com um software de gestão você e sua equipe de vendedores podem focar no que é realmente importante: conquistar o cliente.

O NeritClin oferece funil de vendas, para acompanhar com facilidade o andamento de todas as vendas, acompanhamento do financeiro visando simplificar e padronizar o controle financeiro numa só ferramenta, ter controle total dos atendimentos para zerar conflitos de horários e recursos e muito mais!

 

9 - Trabalhe a retenção do cliente

Fidelizar os clientes que já estão com você é muito importante! 

Um cliente satisfeito te ajuda até mesmo a divulgar a sua clínica, indicando para amigos, conhecidos e familiares, além de também realizar novas vendas com você.

Manter contato com o cliente é uma forma de retê-lo, pois ele se sentirá acolhido e sempre irá querer adquirir novos serviços em sua clínica. Recolha feedbacks, crie promoções exclusivas para quem já é cliente, deseje feliz aniversário. 

Várias pequenas ações podem fazer a diferença na retenção do seu cliente!

 

Esperamos que esse conteúdo seja útil para auxiliar sua clínica de estética a vender mais. Sempre que tiver dúvida, consulte esse conteúdo para ver se tudo já está sendo aplicado.

Boa sorte e até mais!

 

Lívia Nogueira

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