WhatsApp para clínicas de estética: como utilizar?

por Larissa Maciel em 06/Feb/2019 ⇠ Veja outros Posts

Fundado em 2009, o whatsapp se tornou nos últimos anos o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. Se antes o normal era solicitar o número do telefone, hoje a nova onda parece ser perguntar 'Qual é o seu whatsapp?'.

E no mundo dos negócios, esse cenário não é diferente. Consumidores e empresários querem levar a praticidade das mensagens para realizar compras e fazer vendas.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que 72% das empresas brasileiras de pequeno porte já utilizam o aplicativo em suas estratégias de negócio. Sendo que 59% dos empresários implementaram o whatsapp nos atendimentos e 43% nas vendas.

O cenário promissor nos mostra que o aplicativo pode ser um excelente instrumento para qualquer negócio, e por esse motivo, elaboramos um guia completo sobre como utilizar Whatsapp em sua clínica de estética. Confira!

Quais os benefícios do whatsapp para uma clínica de estética?

Como já citado anteriormente, o maior benefício que o Whatsapp pode oferecer para qualquer empresa é, sem dúvidas, a facilidade de comunicação. E quando falamos em clínicas de estética o aplicativo poderá solucionar uma das maiores dores: diminuir o número de faltas e atrasos em consultas.

Disponibilizando o número de Whatsapp da sua clínica para os clientes, eles terão mais uma meio para comunicar imprevistos ou desmarcar procedimentos.

Para que a estratégia dê certo, é importante ter um funcionário responsável pela administração das mensagens, não adianta nada oferecer a comodidade e não se dedicar!

Ele deve estar sempre de olho para comunicar mudanças de consultas aos atendentes e realizar as atualizações necessárias no sistema de gestão de sua clínica de estética.

Veja outros benefícios e estratégias que a sua clínica poderá se beneficiar:

Realize vendas

Com o aplicativo, você pode criar uma maior aproximação do seu potencial cliente, explicando sobre os tratamentos disponíveis, tirando dúvidas e fazendo negociações de maneira rápida.

Além disso, após a concretização da venda, o link para pagamento poderá ser enviado pelo próprio aplicativo e o cliente conseguirá adquirir o pacote sem sair de casa!

Para quem utiliza um sistema de gestão de clínicas de estética com pagamento integrado, já conseguirá ter os dados lançados automaticamente no painel financeiro.

Muito prático para todos os lados né?

Spoiler: Em breve o WhatsApp lançará no Brasil uma função para realização de pagamentos! Mais uma oportunidade para facilitar o dia a dia do seu negócio!

Divulgue novidades

Através do Whatsapp você também pode contar para seus clientes sobre lançamentos, novidades e eventos de sua clínica de estética. Sempre respeitando uma frequência de envio que não perturbe o seu contato!

Promoções

Essa com certeza é uma estratégia que vai impulsionar suas vendas: divulgar as promoções de sua clínica por Whatsapp. Mesmo quem não utiliza e-mail e redes sociais, poderá ficar sabendo de suas ações facilmente!

Relacionamento

O Whatsapp pode ser utilizado como um canal para receber feedbacks de seus clientes, coletar sugestões e demonstrar que você se importa e está sempre por perto!

Fique atento às boas práticas

Apesar de todas as suas facilidades, o Whatsapp requer alguns cuidados na sua utilização.

Para não tornar a comunicação invasiva, garanta que seu cliente queira receber informações sobre promoções, novos pacotes e tratamentos. É sempre interessante lembrar que nem todos gostam de ter em seu telefone mensagens comerciais.

O Whatsapp também possui controle de SPAM, portanto, utilizá-lo de forma incorreta pode fazer com que você tenha a sua conta bloqueada ou banida:

Ações que podem fazer você ser bloqueado do whatsapp:

- Utilizar aplicativos não oficiais

- Mandar mensagens para desconhecidos

* Mandar mensagens para muitas pessoas que não possuem o seu número salvo nos contatos, pode fazer com que o whatsapp entenda que você está fazendo o uso de spam

- Ser bloqueado por muitas pessoas

- Mandar a mesma mensagem para muitas pessoas sem utilizar listas de transmissão

Ações que podem fazer você ser banido do whatsapp:

- Enviar spam
- Submeter conteúdo ilegal/criminoso
- Utilizar sistemas automatizados para enviar mensagens
- Reincidir nos comportamentos após suspensão

Utilizar sistemas para realizar envios de mensagem em massa é contra os termos de uso do Whatsapp e pode fazer você ter sua suspensa! Fique atento e fuja desse tipo de ferramenta!

Também é importante definir para quais finalidades o Whatsapp será utilizado e deixar claro para o cliente! O Whatsapp não substitui outras estratégias de marketing da sua clínica de estética, como o disparo de e-mail e SMS. Além disso, é importante salientar se essa canal será utilizado para vendas, atendimento ou ambos!

Como utilizar o Whatsapp Business?

É preciso organizar a utilização do Whatsapp em sua clínica de estética, afinal de contas, a ferramenta deve ser implementada para auxiliar e facilitar a rotina e nunca para complicar!

Uma boa alternativa é utilizar o WhatsApp Business. Nessa modalidade, foram criadas algumas funcionalidades específicas para negócios como automatização dos disparos e respostas de mensagens e classificação, que fazem com que a interação com os clientes da sua clínica seja facilitada.

Para realizar o download basta acessar o link da PlayStore.

É interessante que você tenha um número exclusivo para o App da sua clínica, já que não é possível utilizar o mesmo número para o WhatsApp pessoal e o comercial, uma vez instalado o aplicativo irá sugerir que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Business.

Funcionalidades do WhatsApp Business

O primeiro passo é criar o perfil comercial da sua clínica de estética. Nesse perfil você irá adicionar informações que serão relevantes para os clientes, colocando detalhes sobre a sua empresa, horários de atendimento, além de outras informações de contato como endereço, email e website.

 



Após criar esse perfil e ter todo os dados e conversas importadas, chegou a hora de utilizar os recursos para facilitar.

Etiquetas: Assim como em um sistema de gestão para clínicas de estética, é possível organizar os contatos e conversas do aplicativo por meio de tags, como 'Cliente', 'Orçamento', 'Resposta pendente' ou dividir por tipo de tratamento que a pessoa está interessada, por exemplo. Assim fica muito mais fácil encontrar conversas e segmentar o seu trabalho.



 

Respostas rápidas: Através dessa ferramenta é possível salvar as respostas que você mais utiliza e encaminhar para outros clientes, no caso de perguntas que são comuns e padronizadas, otimizando o tempo gasto no aplicativo. Cadastre mensagens de boas-vindas, valores e horários de atendimento.

Mensagens automatizadas: Também é possível criar mensagens automatizadas. Nos dias em que sua clínica não funcionar, por exemplo, você pode cadastrar uma resposta automática à todos os clientes que entrarem em contato naquele dia, dizendo que a mensagem será respondida no próximo dia útil.

Estatísticas: O aplicativo voltado para negócios permite que você acompanhe os resultados do encaminhamento de mensagens. Uma ótima funcionalidade para ajustar suas estratégias!

 

Além disso você ainda pode utilizar o Whatsapp na sua versão Web, dessa forma você consegue responder todas as suas mensagens via computador. Sem precisar recorrer ao aparelho a todo momento.

O Whatsapp Business veio para facilitar o dia a dia das empresas, e quando utilizado de maneira correta e seguindo as boas práticas poderá alavancar os atendimentos da sua clínica e o relacionamento com o cliente.

E então, gostou das dicas sobre o WhatsApp para clínicas de estética? Você já faz uso em seu estabelecimento? Compartilhe sua experiência nos comentários! Até a próxima!

 

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing do NeritClin.

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